- Grupo Ecar
4 dicas para ter responsabilidade ambiental na frota de veículos
Atualizado: 25 de mar.
Para muitas empresas, o conceito de responsabilidade ambiental na frota de veículos tem ganhado cada vez mais força. A adoção de práticas sustentáveis têm sido uma oportunidade para que as organizações aumentem a sua participação no mercado.
Para frotas grandes ou pequenas, criar um programa de frota sustentável é uma das melhores contribuições que podem ser feitas para ajudar a reduzir seu impacto nas mudanças climáticas.
Neste artigo, separamos para você algumas sugestões que impactam as práticas sustentáveis da sua empresa, ajudando o meio ambiente e destacando sua empresa como uma marca que possui um grande valor ético/social agregado. Vamos conferir?
1 - Prefira veículos híbridos
Esses veículos combinam um motor a diesel ou a gasolina com um motor elétrico objetivando a redução do consumo de combustível (chega a reduzir até 50% em comparação a carros convencionais).
Os benefícios dos híbridos podem incluir menor consumo de combustível, ou seja, reduzem as emissões nocivas incluindo a poluição sonora, principalmente nas grandes metrópoles. O uso de veículos híbridos também pode ajudar na imagem e reputação da sua empresa.
Há também outras opções que emitem menos CO2, como o GNV, por exemplo. Mas lembre-se sempre de fazer sua escolha de acordo com as suas necessidades, levando em consideração o melhor custo-benefício e o impacto ambiental de cada opção.
2 - Oriente e capacite seus motoristas
Campanhas de educação e conscientização, ou comitês de sustentabilidade, são ideias que a empresa pode colocar em prática para alertar os colaboradores sobre a importância do tema e tornar isso parte da cultura organizacional da empresa.
Os motoristas precisam estar alinhados com as políticas para que evitem a utilização inadequada do veículo gerando danos, custos extras, acidentes de trânsito e a poluição.
Para a sustentabilidade ambiental da sua frota fazer parte do plano estratégico da empresa, é necessário dados para a tomada de decisão. O máximo de informações possíveis, auxiliam a determinar quais são os pontos fortes e fracos e contribui para a tomada de decisão dos heads da organização.
3 - Escolha rotas mais eficientes
As frotas que seguem rotas definidas para transportes ou entregas não devem ignorar a importância de planos de rota ideais. Para que as rotas sejam inteligentes, os gestores que trabalham com esses veículos precisam ter controle sobre a eficiência da rota e a relação custo-benefício e a tecnologia pode ser aliada neste momento.
Isso colabora no desgaste desnecessário do veículo e na economia de combustível, apresentando uma redução de custo significativa para a sua empresa.
4 - Manutenção em dia
Fazer a manutenção preventiva dos veículos da sua frota, é uma atitude que impacta a responsabilidade ambiental. Desta maneira, os veículos rodam em suas melhores condições, o que também evita a queima desnecessária de combustível, assim como manutenções ocasionadas pelo mau uso deles.
Além disso, a manutenção de frotas permite ter controle detalhado das despesas, facilita o planejamento, melhora o controle do estoque de peças, aumenta a disponibilidade e a performance dos veículos.
É possível ter ações sustentáveis para sua frota. Realize a gestão dos seus veículos sempre pautando a responsabilidade social. A Ecar pode te ajudar com uma gestão mais efetiva. Continue acompanhando nossos conteúdos sobre isso por aqui no nosso blog!