top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

4 motivos para você ter seguro saúde na sua empresa

O seguro saúde é uma grande estratégia no quesito retenção de talentos. Além disso, ele é visto como uma garantia de assistência em casos graves de saúde, pois permite que o colaborador tenha os meios necessários para contar com um atendimento médico sempre que precisar.


Por outro lado, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), realizada pela FSB Pesquisa, o plano de saúde por exemplo, representa 13,1% em média da folha de pagamento da indústria brasileira.


Ele é considerado pelos profissionais de RH o mais difícil de administrar, tanto que os elevados custos e a escalada nos preços dos planos de saúde têm sido motivo de preocupação para a indústria do país. Segundo a mesma pesquisa, 75% das grandes e médias indústrias ouvidas oferecem o benefício aos seus funcionários e 70% dos 47 milhões de brasileiros cobertos por convênios coletivos têm o benefício custeado por empresas.


Com uma gestão delicada, mas com um enorme valor agregado, o seguro saúde se torna uma grande arma para atração e retenção de talentos. Um colaborador analisa inicialmente o salário oferecido, mas os benefícios extras acabam possuindo um peso fundamental no momento da escolha. Além de todas as vantagens dele, acaba ganhando a percepção de ser um benefício família, já que ampara também os dependentes do colaborador.


Por ser um benefício tão importante, separamos aqui 4 motivos para você ter seguro saúde em sua empresa. Confira:


Customização de serviço


Uma grande vantagem do seguro saúde é poder se ajustar de acordo com as suas necessidades, permitindo alterações no contrato. Essa flexibilidade não existe na adesão do plano de saúde, as opções são poucas e por isso é necessário se adequar às condições impostas pela operadora.


A questão da personalização é extremamente importante já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e desta maneira procuram serviços que se adequem as suas demandas


Garantia de atendimento


Os serviços de seguro saúde dão principalmente a garantia de um atendimento em casos emergenciais. Além disso, a vantagem de contratar um seguro, nesse caso, é você procurar pelos profissionais com um atendimento de qualidade, já que há liberdade de escolha, ou seja, há a garantia de atendimento sempre.


Custo-benefício


Sabemos que depender do SUS pode não ser uma experiência tão boa assim. Então em muitos casos contar com a saúde particular é a melhor saída. Nos planos convencionais, há o pagamento de mensalidades o que acaba não sendo muito compensador financeiramente. Já seguro saúde, você paga apenas pelo o que utilizar.


Redução de absenteísmo


O termo Absenteísmo significa a ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período de expediente, seja por algumas horas ou até mesmo sua ausência por vários dias. Quando a empresa possui um bom seguro saúde e uma gestão correta dele, o número de faltas reduz já que de uma maneira mais simples e consciente os colaboradores possuem acesso a saúde.


Diferença de seguradora, operadora e cooperativa:


Para te dar uma visão macro do benefício saúde para sua empresa, vamos explicar agora a diferença entre os vários tipos de prestação de serviço disponíveis no mercado:


· Seguro Saúde


Seguro saúde: o beneficiário tem liberdade de escolha de médicos, hospitais e laboratórios. Além de ter uma rede credenciada em todo o território nacional, com o seguro saúde é possível consultar médicos, laboratórios que não sejam credenciados e solicitar reembolso das despesas. As seguradoras tradicionais que fazem Seguro Saúde são: SulAmérica Saúde, Bradesco Saúde, Porto Seguro Saúde, Sompo, Allianz, etc.


· Medicina de grupo


Caracterizada por oferecer rede própria, mas também com rede referenciada, com a medicina de grupo, os beneficiários têm o serviço de assistência médica prestado pelos médicos, laboratórios e profissionais credenciados pela operadora. Existem também categorias de planos que podem oferecer a livre escolha com reembolso ou atendimento em hospitais de urgência e emergência em cidades ou estados do qual tem parceria. Ex: Amil Saúde, NotreDame Intermédica e HapVida.


Segundo a ANS existem três tipos de planos de saúde:


- Individual: é o plano de adesão livre e destinado à população em geral. O contrato é feito quando o próprio indivíduo procura a operadora de saúde. Existe carência estipulada em contrato;


- Coletivo por adesão: se destina a associações profissionais, cooperativas e sindicatos;


- Coletivo empresarial: é exclusivo para funcionários vinculados a empresa contratante do plano.


· Cooperativa:


Cooperativas de saúde reúnem profissionais da área (como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e outros) e propõem uma alternativa de atividade profissional para essas pessoas. As cooperativas de saúde podem ser vinculadas a clínicas e hospitais, fornecendo os profissionais para irem até o local. Também é possível encontrar cooperativas que tenham suas próprias clínicas e hospitais. Ex: Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed).


Ecar Pay


Qual tipo de plano você oferta para seus colaboradores? Quais são suas dúvidas com relação a este assunto?


Através de um estudo detalhado, nós da Ecar apresentamos as diversas possibilidades de desenhos que o mercado oferece, apoiando na negociação de formato e detalhes contratuais, diminuindo o benefício saúde pacote tem um grande valor estratégico na medida em que ajuda na atração e retenção de talentos e devem estar adequados ao plano orçamentário da empresa. Estamos aqui para ajudar e esclarecer qualquer dúvida!

25 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page