Buscar
  • Grupo Ecar

5 dicas para cuidar do motor do seu carro no inverno

Durante as épocas mais frias do ano, é importante ter alguns cuidados com o carro. Por isso trouxemos 5 dicas para te ajudar!


Você precisa tomar um cuidado extra com seu carro no inverno. Por exemplo, é comum ver a bateria parar de carregar, os pneus do carro perderem pressão mais rápido e o ar condicionado começar a falhar. Para te ajudar, o Grupo Ecar preparou um material especial que você pode conferir agora mesmo. Vamos lá?


1) Não é necessário aquecer o motor antes da partida


Como a grande maioria dos carros atuais são equipados com sistemas de injeção eletrônica, sistemas de abastecimento de combustível e controles eletrônicos do motor que substituem os carburadores e melhoram o desempenho do carro, mesmo nos dias ou estações mais frios, não há necessidade de ligar o carro minutos antes da partida, para aquecer o motor.


Com o sistema de injeção eletrônica, não é mais necessário aquecer o combustível do carro. Além disso, a maioria dos veículos mais novos já vem equipada com um sistema de partida a frio, ou seja, ele aquece o motor do seu carro enquanto você o dirige. Leva apenas alguns minutos para que o motor e as peças móveis do seu veículo atinjam a temperatura ideal.


2) Manutenção de baterias de carro no frio


A bateria é uma das partes do carro que mais precisa ter cuidado no inverno.


Com o tempo, ela naturalmente perde a capacidade de "segurar" a energia elétrica em si. Isso é mais perceptível em dias frios, pois o óleo fica mais denso e mais energia (da bateria) é necessária para dar partida no motor.


Por isso, uma dica importante da Ecar é manter a bateria do seu carro em dia, principalmente com a aproximação do período mais frio do ano.


3) Preste atenção ao óleo e filtro de óleo


Em dias frios, o óleo torna-se mais importante para o funcionamento normal do carro.


Como precaução, leia atentamente as recomendações do fabricante para o óleo do motor que você usa. E, se precisar trocá-lo no inverno, opte por óleos com viscosidade mais baixa, pois lubrificam melhor o motor do seu carro após a partida.


O filtro de óleo também requer atenção especial. Certifique-se de que estão em boas condições e ajude o motor a funcionar melhor.


4) O ar condicionado também precisa de manutenção


Embora na maioria dos casos você não precise ligar o ar condicionado do seu carro durante o inverno, é recomendável ligá-lo por alguns minutos pelo menos duas a três vezes por mês.


Quando você liga o ar condicionado a cada semana ou dez dias, você está ajudando a evitar que as bactérias se multipliquem e evitando que os componentes do sistema sequem.

5) Fique de olho na pressão dos pneus


No inverno, à medida que as temperaturas caem, o ar fica mais denso e condensa mais não apenas no ambiente, mas também dentro dos pneus do seu veículo. Isso significa que eles podem perder a pressão mais rapidamente.


Portanto, é importante prestar atenção à calibração dos pneus, incluindo o estepe, com mais frequência do que em outras estações do ano. Uma dica é verificar semanalmente durante o inverno.


Além de deixar seu carro mais seguro, pneus devidamente calibrados ajudam a economizar combustível e aumentar a resistência na estrada e na rodovia.


E aí, gostou das dicas? A Ecar está sempre compartilhando materiais que possam facilitar a sua vida, fica de olho no nosso blog e fique por dentro das melhores soluções para os seus problemas!

11 visualizações0 comentário