Buscar
  • Grupo Ecar

A condução de veículos em mau estado de conservação pode gerar multa

As multas de trânsito se aplicam para garantir a segurança das pessoas que ocupam as vias públicas, e isso também se aplica às multas por dirigir veículos em mau estado de conservação.


Para evitar essas multas é muito importante focar na manutenção preventiva. Além dos níveis de água e óleo, pneus, freios, amortecedores, luzes e pás, é importante atentar para o funcionamento das partes elétricas e dos cintos de segurança.


Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você entenda os principais pontos sobre a importância de manter seus veículos em bom estado de conservação. Confira!


O que a Lei diz sobre isso?


Os motoristas que utilizam vias públicas devem cumprir o Regulamento Brasileiro de Trânsito (CTB) e podem ser multados caso não cumpram as normas do CTB.


Muito não sabem mas a condução de um veículo em más condições também são potenciais geradores de multas. Esta é uma prática que coloca em risco a segurança viária e, portanto, é considerada uma infração grave, segundo o inciso XVIII do artigo de número 230 do CTB.


Os condutores de veículos em mau estado de conservação estarão sujeitos às seguintes penalidades:


· Infração: Grave

· Valor da multa: R$ 195,23.

· Pontos: Cinco pontos.

· Ação Administrativa: Reter o veículo


É importante lembrar que todas as multa precisam indicar o motorista condutor para aplicação dos pontos, caso contrário o valor da multa é dobrado, ou seja, tais multas podem custar até R$ 390,46.


E quais são os requisitos que configuram mau estado de conservação do veículo?


Confira a seguir 3 dos principais requisitos observados pelos agentes de trânsito:


Pneus lisos ou carecas


Para verificar o desgaste dos pneus do seu veículo, as ranhuras dos pneus têm uma profundidade mínima de 1,6 mm e devem ser verificadas com um indicador de profundidade.


Lataria amassada


Sinais de danos ou corrosão, portas amarradas, folga excessiva da direção, bancos soltos, etc.


Para-brisas com avarias


No para-brisa, onde a linha de visão do motorista está do lado esquerdo do veículo, são permitidos no máximo dois danos e rachaduras de até 10 cm de comprimento.


A solução para evitar todos esses danos a sua frota e ao seu bolso é focar na manutenção preventiva.


Ter um programa de manutenção preventiva de frota é ideal, pois reduz o desgaste dos componentes do veículo e prolonga a vida útil do carro.


O Grupo Ecar oferece um programa de manutenção preventiva e corretiva que podem sanar seus problemas com os veículos de sua frota. Fale conosco agora mesmo e saiba mais.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo