Buscar
  • Grupo Ecar

Absenteísmo – Como reduzi-lo em sua empresa

Absenteísmo é uma expressão usada para indicar falta de dedicação no trabalho, em especifico quando os funcionários faltam ao trabalho constantemente. Também inclui atrasos frequentes.


O absenteísmo prejudica muito as empresas que acabam ficando com os times desfalcados e impactando no rendimento e produtividade no trabalho.


Apesar disso existem formas de reduzir o absenteísmo em uma empresa. Confira algumas ótimas dicas abaixo:


Mantenha um bom clima organizacional


A verdade é que a redução do absenteísmo está diretamente relacionada a um bom clima organizacional. Quando os gerentes de RH deixam isso de lado ou falham, isso pode levar a uma série de absenteísmo e atrasos dos funcionários.


Afinal, se ele estiver desmotivado e tiver problemas no local de trabalho, desenvolverá um sentimento de "não quero estar lá". Como resultado, o esforço para agir a tempo ou não aparecer no local de trabalho desaparece. Portanto, essas questões devem ser devidamente monitoradas.


Incentive uma comunicação eficiente entre a empresa e os funcionários


A comunicação é um elemento essencial para que uma empresa construa um bom relacionamento, reduzindo assim o absenteísmo em um negócio. No entanto, isso precisa ser feito em uma via de mão dupla.


Os RHs devem poder entrar em contato com os funcionários com mais facilidade, pois também têm acesso aos gerentes dos departamentos. Com isso, constrói-se maior confiança e relações mais consistentes entre todos, o que é fundamental para que as pessoas “vistam suas camisas” e continuem se comportando de forma proativa e positiva na empresa.


Invista em feedback contínuo


Funcionários sem motivação constante podem enfrentar uma série de problemas em seu dia-a-dia, incluindo a falta de motivação. Portanto, os gerentes devem se concentrar em fornecer feedback.


É importante pensar que isso deve ser sobre críticas construtivas, não elogios. Pense nisso: quantas vezes o RH melhorou a qualidade dos colaboradores ou ajudou a criar diretrizes para o seu crescimento? Se isso levar muito tempo, é importante revisar essas questões o mais rápido possível.


Ouça seus colaboradores


Uma das razões que podem levar ao absenteísmo em uma empresa é a falta de disposição para ouvir o feedback dos funcionários. Afinal, isso geralmente é causado por emoções negativas geradas pelo ambiente interno, que podem ser compensadas ouvindo o que eles têm a dizer.


Por exemplo, os funcionários podem se ausentar devido a dores pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho. Assim, proporcionando espaço para que seja possível ouvir o que ele tem a dizer e abordar questões que estão comprometendo sua saúde e qualidade de vida no trabalho.


Para além de tudo o que referimos anteriormente, para reduzir o absentismo, é fundamental assegurar uma gestão de pessoas mais otimizada. Isso pode ser alcançado por meio da tecnologia do dia-a-dia e da modernização do RH. Esteja ciente dessas questões, pois o absenteísmo pode custar caro ao seu negócio.


Quer um parceiro que te ajude a otimizar seus processos e cuidar de seus profissionais? Conte com a EcarPay.
2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo