Buscar
  • Grupo Ecar

ANS aprova aumento de 15,5% em planos de saúde individuais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou no último dia 26 o aumento de 15,5% nos planos de saúde individual e familiar. Esse é o maior percentual de reajuste já aprovado pela agência desde 2000. Antes disso o maior percentual registrado foi em 2016, de 13,57%, segundo a agência.


A medida vai impactar contratos de cerca de oito milhões de beneficiários, o que representa 16,3% dos consumidores de planos de saúde no Brasil.


O aumento se refere ao período de maio de 2022 a abril de 2023 e só poderá ser aplicado no mês de aniversário do contrato —ou seja, no mês que o contrato foi assinado.


O reajuste anual é calculado com base nas variações das despesas com atendimento aos beneficiários, intensidade de utilização dos planos pelos clientes e inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


Em 2021, os planos de saúde individuais tiveram reajuste negativo de -8,19% devido à queda na utilização de serviços médicos induzida pela pandemia e adiamento de procedimentos como cirurgias e exames.


Para a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a oscilação entre 2021 e 2022 se deve ao impacto do deslocamento dos custos médicos devido ao período de quarentena para combater a pandemia.


O reajuste anual deve aparecer no boleto de cobrança dos planos de saúde individuais e familiares. Se a cobrança for superior a 15,5%, o consumidor deve ligar para a operadora para pedir esclarecimentos, diz a ANS.



Quer se antecipar? O Grupo Ecar realiza todo estudo e negociação para que sua apólice do plano de saúde se mantenha saudável e equilibrada financeiramente. Fale conosco e saiba mais sobre a possibilidade de reduzir sua sinistralidade oferecendo qualidade de vida aos seus colaboradores.
8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo