top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Carros elétricos são isentos de IPVA? Saiba mais sobre.

Todos os proprietários de automóveis devem pagar o IPVA anualmente. Os motoristas geralmente são céticos de que os VEs paguem IPVA. Afinal, esse modelo é diferente de outros tipos usados ​​no mercado interno.


Para responder a esta e outras perguntas, preparamos este artigo. Assim você pode saber como funciona a tributação de veículos elétricos, quais são as regulamentações estaduais e quais são as vantagens desse modelo.


Como funciona o IPVA para veículos elétricos?


Diferentemente dos veículos movidos a gasolina e álcool, os veículos elétricos possuem regras específicas para o IPVA. Existem estados com isenção total de impostos, regiões com descontos parciais, estados com isenção de itens e sem vantagens.


O que é a Regra de Imunidade do Estado?


Nesses estados, os motoristas de VEs (veículos elétricos) não são obrigados a pagar IPVA: Paraná, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. O benefício é uma forma de incentivo à compra de automóveis desse modelo.


Nos estados Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, o desconto no IPVA é de 50%. Além deles, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Ceará também possuem a isenção parcial.


Na Bahia, no Espírito Santo, em Rondônia, no Pará, no Mato Grosso e em Goiás, existem projetos de isenção em andamento pelas Assembleias Legislativas. No entanto, ainda não é possível saber se a vantagem será total ou parcial nestes estados. Os demais estados não possuem o benefício.


Como faço para solicitar um desconto de veículo elétrico?


Como obter desconto no IPVA? O processo varia de uma região para outra. Por exemplo, em São Paulo, os motoristas podem obter reembolso ou redução proporcional do IPTU. Nesse estado, o limite de retorno é de R$ 3.292,00.


Para isso, uma planilha deve ser anexada à central de atendimento da prefeitura. Prepare alguns documentos:


  • Matrícula e número RENAVAM;

  • O número da agência bancária e a conta corrente onde o valor será recebido. O titular da conta deve ser o proprietário do veículo;

  • Documentos de identificação, endereço completo, CPF de pessoa física ou CNPJ de pessoa jurídica;

  • O número de registro do imóvel (SQL) deve ser fornecido se o IPTU tiver desconto.



Agora que você já sabe que o carro elétrico paga IPVA em alguns estados, mas tem isenção em outros, conheça a Ecar Despachante e saiba como é contar com um parceiro estratégico.


4 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page