top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Combustível adulterado: conheça os riscos para o seu veículo!

Qualquer pessoa que mantenha um veículo, seja ele automóvel, caminhão ou moto, sabe da importância de prestar atenção no que está sendo utilizado para abastecer o motor. Há diversos tipos de combustíveis disponíveis no mercado e escolher sempre o melhor não é uma tarefa fácil.

Especialmente quando falamos do tema adulteração, já que esse problema afeta diretamente a saúde do motorista e dos passageiros dentro do carro. Por isso, apresentamos algumas informações importantes sobre esse assunto!


O que é combustível adulterado?


O adulterado pode ser definido como um combustível que não tem a qualidade exigida pela legislação. O objetivo da adulteração é o de obter lucro financeiro, em detrimento da segurança dos usuários e do meio ambiente. A adulteração também pode ser feita com objetivos de rentabilizar o processo de distribuição, pois é possível aumentar a quantidade do produto vendido por litro sem alterar sua composição química.


Mas o combustível adulterado realmente estraga o meu veículo?


A resposta é sim. O combustível adulterado pode danificar o motor do seu veículo, fazendo com que ele perca garantia e mais:

  • O combustível adulterado irá causar danos ao sistema de alimentação do carro, podendo até mesmo apresentar riscos à vida dos motoristas e passageiros.

  • Esse tipo de produto possui materiais que não são compatíveis com o funcionamento do veículo e resultam em problemas graves no mecanismo.

  • Ocasionalmente, esses problemas podem ser bem parecidos com um "apagão" causado por um defeito elétrico ou falha mecânica na sua transmissão automotiva.

Veja como funciona a adulteração e os problemas que ela pode causar

Adulteração do combustível é uma prática ilegal, que pode ser penalizada com multas e até mesmo pena de prisão. No Brasil, adulterar ou alterar a composição de um produto é crime ambiental.

Ela é feita por meio da mistura de substâncias para melhoramento do desempenho do motor ou para reduzir as emissões durante o processo de combustão. Quando essa característica não estiver presente na embalagem original dos produtos vendidos nos postos de combustíveis (ou seja: naquilo que você compra), isso significa que algo foi alterado durante o processo de produção e/ou armazenamento, alterando sua composição e propriedades originais.


Mas, e agora? Como evitar a compra de combustíveis adulterados e comprar apenas os de confiança?


Listamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar postos de combustíveis confiáveis:

  • Abasteça sempre no mesmo local

O ideal é ter uma rede de parceiros e abastecer sempre nos mesmos locais. Assim, é mais fácil identificar se há alguma irregularidade com o combustível, negociar melhores valores e economizar combustível.


  • Duvide de preços muito baixos

Quando o valor do combustível está muito abaixo do que a média dos demais postos, desconfie. As chances do combustível adulterado é bem alta.


  • Confira lacres e selo do Inmetro

Sempre verifique se os reservatórios de combustível possuem lacres eletrônicos.

O controle de qualidade é obrigatório para todos os postos de combustíveis confiáveis.

Outro ponto que precisa ser examinado é a presença do selo do Inmetro.


  • Verifique a origem do combustível

O posto precisa informar claramente de onde vêm os seus produtos.

Se o local escolhido para abastecer a frota for uma distribuidora exclusiva (bandeira branca), a informação sobre quem forneceu o produto deve estar descrita nas bombas.


E se você for vitima deste tipo de crime, denuncie, aqui te explicamos como fazer a denuncia: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco




3 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page