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Como identificar questões emocionais no ambiente de trabalho?

Nossa saúde mental está mais desafiada do que nunca e se tornou uma questão estratégica para as organizações. Quando as empresas investem no campo de acordo com programas baseados em evidências científicas, há benefícios para a saúde e bem-estar dos funcionários e da empresa em termos de aumento de produtividade, graças à redução de absenteísmo, afastamentos e rotatividade.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos mentais, e a pandemia de COVID-19 teve um impacto adicional na saúde mental.


No entanto, uma questão relacionada permanece: Como reconhecer que um funcionário (colega de trabalho, líder ou membro da equipe) está passando por alguma questão emocional? Os sinais nem sempre são claros, e as pessoas muitas vezes se sentem desconfortáveis ​​em falar sobre o assunto em um ambiente de trabalho – ou porque não se sentem seguras ou porque não gostam de falar sobre isso.


Ainda assim, em alguns casos, a pessoa desconhece sua dor emocional. É por isso que é tão importante promover um ambiente de trabalho acolhedor e seguro do ponto de vista da saúde mental.


Sintomas de problemas emocionais no local de trabalho:


· Problemas de sono;

· Desatenção;

· Dificuldades de memória;

· Dores no corpo (cefaleia crônica, lombalgia);

· Irritabilidade ou choro fácil;

· Ruído na comunicação ou relacionamento com colegas.


Alguns desses sintomas podem afetar o desempenho no trabalho, portanto, reconhecer essa mudança é um alerta: prazos não cumpridos, absenteísmo, atrasos e redução da qualidade da entrega podem ser sinais de que algo não está indo bem.


A pronta prestação de cuidados torna-se um fator chave na identificação do problema emocional. Quanto mais fácil o acesso e o atendimento imediato, melhor o prognóstico.


Além disso, ter uma liderança que reconheça esses sintomas torna-se um movimento estratégico para construir um ambiente de trabalho mais saudável. Uma liderança que oferece segurança emocional, está aberta às fraquezas da equipe, entende a equipe e está aberta à conversa certamente melhorará o ambiente, eliminará o estigma e reconhecerá que as pessoas são a fonte da riqueza de uma empresa.


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