top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Como usar a tecnologia para otimizar seu departamento de Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos é responsável por muitas coisas importantes em uma empresa, desde o recrutamento até o treinamento e as relações com os funcionários.


A tecnologia pode ajudar a tornar o departamento de RH mais eficaz, e nesta postagem do blog exploraremos algumas das maneiras pelas quais a tecnologia pode ser usada para otimizar seu departamento de RH.


Os Benefícios da Tecnologia em Recursos Humanos.


Maior Produtividade.


A tecnologia pode ajudar os departamentos de Recursos Humanos a se tornarem mais produtivos de várias maneiras. Uma maneira é automatizar tarefas repetitivas, como a entrada de dados. Isso pode liberar tempo para os profissionais de RH se concentrarem em iniciativas mais estratégicas. Além disso, a tecnologia pode ajudar a simplificar o processo de integração para novos funcionários. Ao usar um portal online, os novos contratados podem preencher toda a documentação necessária e concluir qualquer treinamento necessário antes do primeiro dia de trabalho. Isso garante que eles estejam totalmente preparados para começar a trabalhar e serem membros produtivos da equipe desde o primeiro dia.


Comunicação melhorada.


Outro benefício da tecnologia em Recursos Humanos é a melhoria da comunicação. Com um portal de funcionários, os funcionários podem acessar facilmente informações e documentos importantes a qualquer hora, em qualquer lugar. Isso inclui coisas como políticas da empresa, informações de benefícios e detalhes da folha de pagamento. Os funcionários também podem usar o portal para enviar solicitações ou fazer perguntas e receberam respostas oportunas dos membros da equipe de RH. Isso melhora a comunicação entre os funcionários e o RH, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo em geral.


Recrutamento aprimorado.


A tecnologia também pode ser usada para melhorar os esforços de recrutamento dentro de uma organização. Um sistema de rastreamento de candidatos (CTS) permite que os profissionais de RH publiquem vagas de emprego on-line e acompanhem os candidatos durante todo o processo de contratação. Isso facilita a identificação de candidatos qualificados e o preenchimento de vagas em aberto de forma rápida e eficiente. Além disso, os sistemas CTS geralmente vêm com ferramentas integradas de triagem de candidatos que podem economizar tempo durante os estágios iniciais do processo de recrutamento.


Maior Engajamento


A tecnologia também pode ser usada para envolver os funcionários e promover uma cultura positiva no local de trabalho. Plataformas online como Yammer ou Slack permitem que os funcionários se conectem e colaborem em projetos em tempo real. Essas plataformas também fornecem um espaço para conversas informais de “refrescantes de água” que podem ajudar a construir relacionamentos e promover um senso de comunidade dentro de uma organização . Quando os funcionários se sentem engajados e conectados com seus colegas de trabalho, é mais provável que sejam produtivos e satisfeitos com seus trabalhos.


Como Usar a Tecnologia em Recursos Humanos.


Implementar um sistema de rastreamento de candidatos.


Um sistema de rastreamento de candidatos (CTS) é um aplicativo de software que permite o tratamento eletrônico das necessidades de recrutamento. Um CTS pode ajudar seu departamento de recursos humanos a acompanhar as vagas de emprego, os candidatos e o progresso das contratações. Isso pode economizar tempo e dinheiro da sua empresa automatizando muitas das tarefas associadas ao recrutamento.


Existem muitas soluções CTS diferentes no mercado, por isso é importante escolher uma que atenda às necessidades específicas de sua empresa. Algumas coisas que você pode querer considerar ao selecionar um CTS incluem:


-Quão fácil é o sistema de usar? Você deseja um sistema fácil de usar e intuitivo, para que seus funcionários possam aprender facilmente como usá-lo.


-Quais recursos o sistema oferece? Certifique-se de que o sistema escolhido oferece todos os recursos necessários, como análise de currículos, triagem de candidatos e agendamento de entrevistas.


-O sistema é escalável? À medida que sua empresa cresce, você deseja um CTS que possa crescer com você. Certifique-se de que o sistema escolhido pode ser facilmente personalizado e expandido para atender às necessidades futuras.


Usar um Portal do Funcionário.


Um portal do funcionário é um site ou site de intranet onde os funcionários podem acessar informações e recursos relacionados ao seu emprego. Um portal de funcionários pode fornecer um local central para autoatendimento, comunicação, colaboração e muito mais.


Um portal de funcionários pode ser uma ferramenta valiosa para seu departamento de recursos humanos de várias maneiras:


-Pode melhorar a comunicação fornecendo um local central para anúncios, atualizações e outras informações.


-Pode facilitar a colaboração, dando aos funcionários acesso a documentos e recursos compartilhados.


-Pode aumentar a eficiência, permitindo que os funcionários concluam tarefas como atualizar suas informações pessoais ou solicitar folga online.


Realizar treinamento online.


O treinamento on-line é uma maneira conveniente e econômica de fornecer aos funcionários a educação e as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos em seus trabalhos. Os cursos on-line podem ser individualizados ou conduzidos por instrutores e podem ser ministrados por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) ou um aplicativo móvel.


Alguns benefícios do treinamento online para o seu departamento de recursos humanos incluem:


-Pode economizar tempo e dinheiro eliminando a necessidade de despesas de viagem e hospedagem.


-Pode aumentar o envolvimento dos funcionários, oferecendo oportunidades de aprendizado flexíveis que se adaptam aos horários e preferências de aprendizado dos funcionários.


-Pode melhorar a retenção, permitindo que os funcionários revisem os materiais do curso em seu próprio ritmo.


O Futuro da Tecnologia em Recursos Humanos.


Inteligência artificial.


Um estudo recente da Bersin descobriu que a IA pode adicionar US$ 1,2 trilhão à economia global até 2030, e isso provavelmente terá um grande impacto nos departamentos de RH. Muitas funções de RH, como aquisição de talentos e gestão de desempenho, já estão começando a ser automatizadas com a ajuda da inteligência artificial. No futuro, a IA se tornará ainda mais parte integrante do RH, ajudando em tarefas como retenção e engajamento de funcionários.


Realidade Virtual.


A realidade virtual é outra tecnologia emergente que deve mudar a maneira como os departamentos de RH operam. A RV pode ser usada para fins de treinamento, permitindo que os funcionários ganhem experiência em um ambiente seguro e controlado. Além disso, a RV pode ser usada para recrutamento, oferecendo aos candidatos uma visualização realista de como seria trabalhar para sua empresa.


A EcarPay trabalha com o mais atual que a tecnologia pode oferecer. Fale conosco e automatize seus processos agora mesmo.

12 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page