Buscar
  • Grupo Ecar

Conheça as principais funções Gestão de Mobilidade

As tarefas dentro do trabalho de um gestor de frota são numerosas e variadas. Entretanto, quando falamos sobre Gestão de Mobilidade, a perspectiva sobre o tema se amplia, portanto, diante dessa realidade, é importante contar com profissionais que desempenham diferentes papéis.


No artigo de hoje, falaremos sobre as principais funções de um gestor de mobilidade?


Gestão Financeira


A gestão financeira inclui não só a gestão dos custos envolvidos na operação dos veículos (fornecimentos, multas e contingências), mas também a gestão financeira e orçamentária de toda a empresa.


Ou seja, os gestores são os responsáveis ​​finais pelo controle de despesas, análise de preços e orçamentos dos serviços prestados, análise de custos e oportunidades de economia, etc., que também afetam a rentabilidade do negócio.


A gestão financeira está intimamente relacionada com o papel do gestor de frotas (como manutenção e gestão de pessoal), e também possui o foco em monitorar a eficiência do combustível e do veículo.


Gestão de Manutenção


Outro tipo muito importante de gestão de frota é a gestão de manutenção. O papel desse gerente está mais relacionado ao atendimento e resolução de problemas do veículo. Por exemplo, grandes reparos, manutenções corretivas, disponibilidade de frota, análise de tempo de peças e veículos, etc.


O gerenciamento de manutenção trabalha em estreita colaboração com a gestão de equipe para prevenir acidentes, manter os motoristas seguros e mitigar multas.


Gestão Jurídica


O acompanhamento dos aspectos legais exige um perfil de gestor muito focado na legislação para manter as operações funcionando adequadamente.


Inclui o acompanhamento da situação anual da habilitação dos veículos da frota, contratos de seguro, condições de pagamento do seguro IPVA e DPVAT, situação da CNH dos motoristas (validade e pontuação) e muito mais.


Todos esses aspectos legais devem ser monitorados de perto e com frequência para garantir a conformidade.


Gestão de Pessoas


A gestão de equipes trata de todos os aspectos relacionados à liderança e gestão de pessoas.


Assim, esta vertente da gestão tem a função de orientar os condutores, gerir alguns procedimentos do dia-a-dia, avaliar o comportamento e o desempenho e implementar programas de formação e desenvolvimento.


Além de identificar padrões de comportamento e apontar melhorias que empregam boas práticas de gestão econômica.


Isso é tudo que você precisa saber?


Na verdade o entendimento de Gestão de Mobilidade é mais amplo e complexo do que foi citado neste conteúdo, porém, dificilmente poderíamos abordar todos os aspectos desse tema em um único texto.


Por isso convidamos você a conhecer mais sobre a Ecar Fleet, uma empresa do Grupo Ecar que realiza gestão de frota com excelência, mas que já olha para o futuro e entende que a gestão de mobilidade se tornará a realidade do mercado muito em breve.


Conheça mais detalhes sobre o que a Ecar Fleet faz e marque conosco uma agenda para saber como podemos introduzir Inovação e Modernidade no cotidiano da gestão da frota da sua empresa!

5 visualizações0 comentário