Buscar
  • Grupo Ecar

Importância da manutenção preventiva eficaz para o cuidado de sua frota

Antes de dizer quais são os cuidados essenciais que você precisa ter com sua frota vem entender conosco o que é manutenção preventiva.


A manutenção preventiva de um veículo consiste em inspeções regulares da frota em função do uso do carro, ou seja, um componente ou todo o veículo deve ser avaliado a cada quilometragem percorrida.


Esse controle e monitoramento reduzem as avarias e prolongam a vida útil do veículo. Este modo de manutenção aumenta a disponibilidade do veículo, evita avarias nas operações da frota e proporciona maior segurança na condução.


Dessa forma, além de ajudar no andamento do negócio, as ações preventivas economizam recursos e as manutenções corretivas tornam-se menos frequentes, pois os veículos ficam parados com menos recorrência.


Fique de olho na revisão!


O procedimento de revisão é desenvolvido pelo gestor da frota com base nas características do veículo e nas necessidades da empresa. Em geral, recomenda-se seguir as instruções do manual do carro.


Para o procedimento de revisão, geralmente é estipulado que deve ser realizado a cada 10.000 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.


Dicas importantes para cuidar de sua frota.


Para ter ainda mais cuidado com sua frota, aqui estão alguns cuidados que você pode tomar para desenvolver um programa de manutenção preventiva eficaz:


  • Os veículos são registrados por marca, ano e histórico de manutenção para facilitar o agendamento de serviços programados;

  • Desenvolver um plano financeiro para a frota, incluindo manutenção preventiva, e então prever as economias alcançadas;

  • Manter informações atualizadas sobre os veículos por meio de KPIs (Key Performance Indicators) como forma de verificar qualquer perda de desempenho que possa afetar o desempenho da frota;

  • Criar uma cultura organizacional que permita que os motoristas sigam as recomendações da empresa, relatem quaisquer observações sobre o veículo e conduzam o carro de forma mais eficiente e econômica;

  • Assuma o controle do processo de revisão, não deixe prazos e não desista das estratégias traçadas. Lembre-se: a manutenção preventiva é um benefício, não uma despesa.


Gostou das dica? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do setor automotivo e de frotas.


Agora que você já sabe a importância da manutenção preventiva e revisões saiba como a Ecar Fleet pode te ajudar a desenvolver um programa de manutenção preventiva eficaz para sua frota.
17 visualizações0 comentário