Buscar
  • Grupo Ecar

Dicas de como economizar na condução de sua frota

Seja no trabalho ou em sua vida pessoal, encontrar maneiras de conservar recursos é sempre importante. Portanto, a condução econômica é uma questão relevante para todos, principalmente para empresas com frotas.


Se o custo já é alto para quem tem apenas um carro, imagine uma operação com vários carros. Os custos se multiplicaram!


Claro que essa preocupação é necessária para questões financeiras, mas também para um uso mais inteligente dos recursos naturais e da sua empresa.


Economias significativas podem ser feitas com mudanças simples no estilo de condução e manutenção do veículo. E, novamente, na frota, isso será multiplicado, só que neste caso será um benefício e não um custo.


Quer saber mais sobre ações que ajudam a conduzir uma direção econômica e eficiente? Continue lendo e confira nossas dicas preparadas!


Pratique as habilidades de condução econômica


Siga as respostas abaixo para ver como mudanças simples podem fazer uma enorme diferença na condução econômica de sua frota!


→ Fornecer aos motoristas aulas de direção defensiva


Pela Lei 9.503, as empresas que contratam veículos com direção profissional são obrigadas a oferecer cursos de direção defensiva.


Os condutores que conduzem com segurança também contribuem para uma condução mais económica. Por isso, além dos cursos obrigatórios, vale a pena realizar treinamentos regulares para a equipe.


Um profissional treinado evitará acelerações e frenagens bruscas e usará as marchas corretamente, o que é necessário para uma condução econômica e segura.


→ Mantenha-se em dia com a manutenção


A condição do veículo afeta completamente seu desempenho. Além disso, esperar que eles parem de funcionar antes de enviá-los para uma oficina também não é a melhor opção.


É importante gerenciar a manutenção e mantê-la em dia, incluindo manutenção preventiva, para evitar desperdício de combustível, altos custos de reparo e a necessidade de interromper as operações.


→ Preste atenção especial aos pneus


Os pneus são os componentes responsáveis ​​por suportar o peso de todo o veículo. Quando eles são conservados e calibrados, eles podem se mover sem esforço, mantendo o consumo normal de combustível.


No entanto, além de aumentar o risco de acidentes, também pode aumentar o consumo quando sua vida útil se esgota ou é calibrado incorretamente.


Portanto, o controle adequado dos pneus pode evitar esses problemas!


→ Planejamento de rotas eficiente


O roteamento de frotas é um importante aliado para uma condução econômica, pois direciona os motoristas para rotas mais rápidas, otimizando o tempo e o consumo de combustível para os profissionais.


→ Evite o uso frequente de ar condicionador


O ar-condicionado de bordo é um recurso que pode trazer mais conforto ao motorista em climas quentes. No entanto, usá-lo constantemente afeta o consumo de combustível.


Se a ideia é praticar uma direção econômica, o ideal é usá-lo apenas quando realmente precisar. No entanto, para dirigir em alta velocidade na estrada, é mais econômico ligar o ar e fechar os vidros do que abrir os vidros.


→ Mantenha apenas o equipamento essencial no veículo


Quanto mais esforço para o veículo se mover, mais combustível ele consome. Portanto, você não deve colocar equipamentos desnecessários no interior, justamente para evitar excesso de peso.


→ Invista em um sistema de gestão de frota


Para uma condução mais econômica, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia. Através do sistema de gestão de frotas, é possível monitorar o desempenho do veículo e, assim, o custo incorrido pelo veículo.


Quer diminuir os custos de sua gestão de frotas? Fale com a Ecar Fleet e conte com um parceiro completo, que te ajuda a economizar muito e maximizar o potencial de sua operação.
7 visualizações0 comentário