top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Dicas importantes para Gestão da Manutenção de Frotas

Gerir a frota de uma empresa é sempre um desafio. O sucesso nesta área é o objetivo de todo gestor de frota.


Confira algumas dicas que te ajudarão na gestão da manutenção de sua frota:


Faça um inventário da frota: Conhecer a frota é fundamental, por isso é necessário reunir todas as informações sobre o veículo para estabelecer rotinas (manutenção, documentação), projetar custos, definir motoristas, etc.


Planeje um Orçamento: Conhecendo o consumo médio de combustível de cada modelo, é fundamental desenvolver um orçamento, incluindo previsões de consumo de combustível, custo por quilômetro rodado, procedimentos de manutenção da frota de cada modelo, multas, seguros, depreciação.


Estabeleça um programa de manutenção: Ter um programa de manutenção preventiva de frota é ideal, pois reduz o desgaste dos componentes do veículo e prolonga a vida útil do carro, além de proporcionar maior segurança ao motorista e auxiliar na redução de custos.

O cumprimento do cronograma de manutenção preventiva ditado pela montadora reduz a necessidade de manutenção corretiva e não programada. Com isso, os gestores de frotas conseguem aumentar a disponibilidade dos carros da empresa e minimizar o risco de acidentes.


Monitorar as operações: Um entendimento detalhado da frota e do comportamento dos motoristas é fundamental para atingir as metas e tornar a gestão da frota uma área da estratégia da empresa.


Pneus, combustível, rotas, documentos, multas, tudo tem que ser acompanhado para ver se os custos estão dentro do planejado e se os funcionários estão seguindo as regras da empresa.


Seguindo esses passos, a frota gerenciada tem tudo para entregar melhores resultados.


O Grupo Ecar pode ajudar os gestores de frota a desenvolver políticas de frota para suas empresas, para que sua equipe possa contar com todos os serviços de controle adicionados.


Aproveite a tecnologia a seu favor: a tecnologia é essencial hoje, com aplicativos e sistemas inteligentes que controlam a gestão operacional dos veículos.


21 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page