Buscar
  • Grupo Ecar

Dicas que te ajudam a reduzir os custos com combustível

A aplicação de um controle de combustível é uma das formas mais eficazes de uma empresa alcançar uma economia estável, pois essa despesa é um dos principais custos associados a uma frota.


Essa área de gestão de frotas pode ser considerada complexa quando mal aplicada. Por isso, é preciso encontrar uma forma eficaz de controlar o combustível para manter sua empresa financeiramente saudável.


Nesse artigo você verá dicas que te auxiliarão a minimizar os gastos que você possui com o combustível de sua frota.


Dicas que te ajudarão na redução de custos


Na prática, você precisa tomar alguma atitude além de organizar e armazenar informações relacionadas ao controle de combustível. Aqui estão dicas que preparamos para ajudá-lo a manter os custos baixos:


→ Avalie seu tipo de produto ou serviço


Os veículos da sua empresa são compatíveis com os serviços que prestam? A escolha dos veículos em sua frota comercial afeta seus custos, pois alguns veículos terão melhor desempenho dependendo do tipo de demanda que sua empresa atende.


- Se sua atividade for uma visita de negócios ou uma pequena entrega, escolha um SUV ou moto mais econômica.

- Escolha uma minivan se o seu evento for um serviço de entrega e coleta rápida.


Isso se aplica a todos os tipos de trabalho. Sempre preste atenção ao seu volume de carga e respeite isso, um veículo sobrecarregado custará mais!


→ Realizar manutenção preventiva e gestão do abastecimento


Um programa formal e sério de manutenção preventiva precisa ser desenvolvido, incluindo:


- Trocas regulares de óleo;

- Inspeção de fluidos;

- Verificação das rodas;

- Verificação dos freios;

entre outros.


Uma frota com veículos desgastados ou grandes reparos atrasados ​​tornará seu consumo de gasolina ainda maior. Por esse motivo, é importante manter o cronograma de manutenção do seu veículo em dia.


Preste atenção especial aos pneus! Segundo a própria Bridgestone Brasil, pneus não calibrados consomem mais combustível. Não se esqueça do alto risco de acidente se seus pneus estiverem vazios.


À medida que os preços dos combustíveis continuam a subir, você também deve aplicar gestão de abastecimento no gerenciamento de frota.


Dessa forma, você poderá investigar o consumo de cada motorista, bem como de toda a frota.


→ Gerenciar o que acontece nas operações de campo


Gerenciar o que acontece durante as operações de campo é fundamental para reduzir os custos da empresa.


Encontre uma maneira de monitorar suas operações mais de perto, certificando-se de que o processo está indo bem.


Nesse caso, registrar todos os serviços realizados por cada motorista é essencial para entender melhor o que a equipe está realmente fazendo. Acompanhe destinos, previsões de partida e retorno, status operacional e muito mais.


Quer tornar sua frota mais eficiente e economizar muito? Conheça nossa gestão de abastecimento e manutenção preventiva agora mesmo.
7 visualizações0 comentário