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Entenda como o reajuste de planos empresariais é negociado

Sabemos que uma boa fatia do orçamento das empresas é destinada aos custos com plano de saúde. Um dos motivos do seu alto custo é o reajuste anual, que varia de acordo com uma série de fatores.


Nos planos coletivos com mais de 30 beneficiários, o aumento percentual da mensalidade é um acordo estabelecido entre a operadora e a organização, levando em consideração a utilização dos serviços médico-hospitalares. Portanto, ao renovar contratos, as empresas devem encontrar formas de negociar.


Para garantir a continuidade e a qualidade do serviço, os preços dos planos de saúde podem ser reajustados em até três vezes. Um dos fatores é o aumento das faixas etárias, que ocorre de acordo com as mudanças na idade dos beneficiários.

O outro é o chamado reajuste financeiro, que se baseia principalmente na inflação dos custos médicos e hospitalares (VCMH). O índice é calculado por cada operadora de saúde e leva em consideração o preço unitário pago a seus fornecedores por produtos e serviços. Também leva em consideração a utilização (frequência) desses itens ao longo do período pré-determinado do contrato, geralmente 12 meses.


Nos contratos comerciais, também existem ajustes técnicos chamados de ajustes de sinistros. Aplicável quando o custo de utilização do serviço exceder o limite especificado na apólice. Ou seja, quanto mais o plano de saúde utiliza, maior o índice de perdas. Quem paga a conta é a empresa.


E quais são os passos para negociar?


Como citamos acima, o reajuste anual de 30 ou mais beneficiários é baseado na relação comercial entre o signatário e o operador. Devido ao grande número de pessoas envolvidas no contrato, também há mais espaço para negociação entre as duas partes.


A verdade é que o RH precisa cortar custos. Mas como fazer isso, sabendo que um plano de saúde é o benefício mais valorizado de seus colaboradores? É preciso coordenar mais os interesses dos funcionários e da empresa, ter todas as informações para negociar de forma otimizada com a operadora.


A EcarPay é especialista em trabalhar negociações de reajuste, visando sempre a melhor opção para a empresa e conseguindo as melhores taxas e condições para que a empresa mantenha o equilíbrio financeiro de sua apólice.


Vale lembrar que caso haja interesse em mudar de plano, será necessário notificar o cancelamento dentro do prazo previsto na cláusula de rescisão.


São estudados relatórios de utilização que identificam os desequilíbrios e nos ajudam a atuar diretamente na raiz dos gastos.


Os relatórios permitem que o RH tenha uma visão ampla de várias situações e faça escolhas pertinentes.


Deixe a EcarPay cuidar de sua apólice, aqui nós atuamos preventivamente, evitando que você se assuste no momento das negociações.


Trabalhamos com o levantamento periódico do uso de sinistro e implantamos programa de qualidade de vida, bem estar e conscientização do uso do plano de saúde, dessa maneira evitamos o uso desenfreado e desnecessário e focamos na prevenção.


Quer uma apólice equilibrada e funcionários em plena saúde física e mental focando na saúde preventiva? Fale conosco que te ajudamos a alcançar isso.

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