Buscar
  • Grupo Ecar

ESPECIAL MAIO AMARELO: Boas práticas no trânsito

Estamos no mês de conscientização sobre segurança no trânsito (Maio Amarelo), e esse ano o tem da campanha é “Juntos Salvamos Vidas”, por isso trazemos algumas práticas que nos ajudam a salvar vidas se aplicadas corretamente.


Hoje, os acidentes de trânsito são a oitava causa de morte no Brasil, sendo a grande maioria causada por imprudência e desrespeito às leis vigentes. Assim, podemos dizer que o trânsito seguro é sobre cada um fazendo sua parte para manter a si e aos outros seguros, agindo com cuidado e obedecendo a lei.


Dicas para boas práticas de trânsito


No que diz respeito aos condutores, qualquer má conduta pode levar a acidentes graves que colocam em risco a sua própria segurança e a dos outros. Para quem utiliza veículos comerciais, entre outras coisas, o trânsito desatento pode causar danos materiais e de reputação à empresa.


Embora as aulas de direção defensiva sejam obrigatórias para obter e renovar a carteira de motorista, muitos motoristas parecem ignorar a maior parte do que aprenderam depois disso.


De um modo geral, a direção defensiva refere-se a uma série de práticas destinadas a evitar acidentes causados ​​por desatenção e erro humano. A melhor maneira de praticar a direção defensiva é sempre focar na segurança.


Abaixo listamos algumas práticas recomendadas de direção defensiva para motoristas:


  1. Nunca dispense o cinto de segurança;

  2. Obedeça ao limite de velocidade das vias;

  3. Mantenha uma distância segura do veículo à frente;

  4. Não use celulares enquanto dirige;

  5. Não feche o cruzamento;

  6. Use sempre setas;

  7. Cuidado com ciclistas, motociclistas e pedestres;

  8. Não retire a criança da cadeirinha em nenhuma hipótese;

  9. Mantenha o veículo sempre em boas condições (manutenção em dia);

  10. Nunca dirija sob efeito de álcool


Lembre-se, todos se beneficiarão com essas práticas, sejam motoristas, pedestres ou até mesmo a empresa que fornece o veículo.


Manter o trânsito seguro é uma responsabilidade diária e cada um deve fazer a sua parte.


Gostou das dicas? Aproveite para conhecer nossas soluções para sua frota.
13 visualizações0 comentário