Buscar
  • Grupo Ecar

Frota própria ou terceirizada? Entenda as principais vantagens

Atualizado: 11 de abr.


Toda empresa precisa decidir estrategicamente o que é melhor para os seus negócios, como por exemplo, ter uma frota própria ou terceirizada. O que representa uma vantagem para sua empresa?

Os custos de operar uma frota própria ou terceirizada são diferentes, há uma crescente demanda no mercado por entregas rápidas à preços competitivos, utilizar tecnologia nos processos, fazer a gestão de condutores, tudo isso pode ser um desafio para empresas de qualquer tamanho.


Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar quais são os benefícios de ter frota própria ou terceirizada e te ajudar na hora de escolher aquilo que melhor se encaixa na sua empresa. Boa leitura!

Vantagens da frota própria


Frotas internas ou privadas, possui demandas específicas, por isso precisam dominar diversos aspectos como logística, gerenciamento e manutenção de frotas e outros pontos importantes.

A principal vantagem é que ela permite que a sua empresa tenha um serviço de logística totalmente estabelecido para atender as necessidades e particularidades do seu negócio.


A flexibilidade também é encarada como um benefício, além da agilidade na tomada de decisões, já que o acompanhamento e mensuração dos resultados também se torna mais acessível realizado “em casa”.


Vantagens da frota terceirizada


Devido às complexidades de administrar uma frota própria, muitas empresas acabam se desviando do seu negócio principal para se dedicar à alguns processos burocráticos que uma gestão envolve, como rotas adequadas, abastecimento inteligente, manutenção de veículos etc.


Outro grande ponto positivo é que, por serem especialistas na área, as empresas de gerenciamento de frotas tendem a estar mais atentas às melhores práticas do mercado, o que pode resultar em vantagem competitiva para a empresa que contrata fornecedores que realizam a gestão.


Mas é bom ficar atento, antes de procurar empresas de gestão de frotas. Saiba quais são suas reais necessidades e estude o custo-benefício. Ah, e sempre busque conhecer bastante o seu fornecedor, para se certificar de toda a sua expertise na área.


As principais vantagens da terceirização de frotas são:


- Previsibilidade de custos;

- Foco nos objetivos do negócio;

- Burocratização e operação nas mãos de quem tem expertise;

- Otimização de equipe;

- Disponibilidade para atender novos clientes.


Frota parcialmente terceirizada


Você sabia que existe um meio termo entre frota própria e terceirizada? Há diferentes graus de terceirização de frotas e elas podem ser mescladas.


Neste modelo, é possível terceirizar apenas os veículos utilizados na operação, sendo necessária uma estrutura de pessoal (condutores) específica para operar estes veículos, por exemplo.


Conclusão


A decisão de terceirizar ou internalizar sua frota não deve ser apressada, muito pelo contrário, exige um tempo de estudo para concluir o que de fato irá atender todas as expectativas e necessidades. Estude cuidadosamente todos os aspectos em detalhes.


A Ecar existe para te ajuda na simplificação de processos, caso você tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe especializada.




8 visualizações0 comentário