Buscar
  • Grupo Ecar

Indicadores de RH e tudo o que você precisa saber sobre isso

Hoje no mundo corporativo, os profissionais de RH estão envolvidos em decisões estratégicas que impactam diretamente o crescimento e o sucesso da empresa. Neste sentido, entra em pauta o que está ou não funcionando e onde é necessário investir esforços no futuro. Como chegar a estas conclusões? Através dos indicadores de RH.

Os indicadores são capazes de fornecer números e informações que servem para a tomada de decisão, propiciando para o RH uma compreensão profunda das necessidades das pessoas. Neste artigo, iremos te mostrar as informações mais relevantes sobre indicadores de RH.

O que são indicadores de RH e sua importância

Os indicadores de RH são métricas utilizadas para mensurar o desenvolvimento das pessoas e os resultados da área de recursos humanos. Ou seja, os indicadores funcionam como um medidor de parâmetro para avaliar a eficiência dos processos.

É de suma importância tomar decisões assertivas, não é mesmo? Para que isso aconteça, você precisa se basear em informações reais. Por isso os indicadores passam a ser uma ferramenta de gestão e organização indispensáveis.

Além disso, eles determinam se a área de RH atingiu os objetivos que foram estabelecidos no planejamento estratégico, o que colabora para traçar novas metas – cada vez mais realistas.

Principais indicadores de RH

Para ser uma área de sucesso quando se trata da mensuração de resultados, o RH pode utilizar alguns indicadores importantes, como:

Indicadores de Desempenho: um dos indicadores mais conhecidos no RH, são os de desempenho que avalia os níveis de performance e qualidade das atividades exercidas pelos colaboradores;

Indicadores de turnover: este é um importante indicador de RH, já que ele revela como anda a cultura organizacional da empresa e o fit com os colaboradores. Mostra também que os gaps de recrutamento e seleção, a insatisfação com políticas da empresa e até mesmo com salários e os benefícios disponibilizados;

Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento: servem para mensurar quantitativamente os resultados de uma capacitação de colaboradores. Investir em treinamento e desenvolvimento, auxilia no alcance dos melhores resultados em produtividade e competitividade;

Indicadores de Recrutamento e Seleção: estes são essenciais para garantir que os processos de contratação sejam eficazes. Ao analisar as informações captadas, o RH consegue medir até que ponto a estratégia de recrutamento e seleção está sendo efetiva e se precisa de melhorias;

Indicadores de Retenção de Talentos: reter talentos é um pilar bastante valorizado pelas empresas que querem ser cada vez mais competitivas. Neste caso, os indicadores que irão impulsionar a gestão de talentos, são voltadas às taxas de absenteísmo, à rotatividade, à satisfação dos colaboradores, entre outros pontos;

Indicadores de gestão de benefícios: os benefícios corporativos possuem um papel muito forte na estrutura da empresa. Eles mantêm os colaboradores sempre satisfeitos, já que complementam o salário. Os indicadores de benefícios geralmente mensuram a taxa de utilização deles, os impactos deles nos negócios, na saúde do colaborador etc.

Como ter sucesso na utilização dos indicadores de RH

Para que os indicadores do RH sejam assertivos e utilizados da maneira correta, os gestores precisam traçar os principais objetivos da área e ser realista com as metas. Para isso, os indicadores precisam ser:

  • Específico: o indicador precisa ser objetivo para não causar dúvidas ou confusões;

  • Mensurável: se você não puder medir indicador, então não é um indicador;

  • Realista: objetivos viáveis geram indicadores realistas;

  • Importante: monitore apenas o que realmente importa, para que os indicadores realmente sejam eficazes e precisos.

Conclusão

Os indicadores são necessários para qualquer empresa ter o controle de todas as suas ações e o retorno delas.

É exatamente por isso, que eles são de extrema importância para a sobrevivência das organizações, visto que são métodos responsáveis por monitorar tudo o que interfere o ambiente das empresas.

Agora que você entende a importância de mensurar ações e resultados, continue acompanhando o Blog Ecar e acompanhe todas as novidades do setor!


3 visualizações0 comentário