Buscar
  • Grupo Ecar

Lei Seca – saiba do que se trata e o que acontece se for pego

A proibição está em vigor no Brasil há mais de uma década e, mesmo depois de todo esse tempo, alguns ainda se perguntam sobre as penalidades para tais infrações, ou se todo motorista que parar em uma blitz de trânsito terá que passar por um teste do bafômetro, e o que acontece quando eles se recusam.


Como funciona a lei?


A lei visa tornar o trânsito mais seguro e punir aqueles que colocam em risco a própria vida e a de outras pessoas ao optar por beber álcool ou drogas e dirigir.


A forma de conferir é através da famosa blitz, realizada em sua maioria pela Polícia Rodoviária Federal. Os motoristas que apresentaram comportamento suspeito foram solicitados a parar e fazer o teste do bafômetro.


Caso não seja confirmada a presença de álcool no corpo do condutor, o mesmo será liberado. Caso contrário, você terá que conviver com as consequências que você vê neste artigo.


Há um horário definido para iniciar a lei seca?


Normalmente não existe um momento adequado para iniciar a inspeção, o objetivo é pegar o motorista desprevenido. É fácil escapar se houver uma programação para verificar a data, local e horário.


Em um ano eleitoral, no entanto, existem regras para quando as verificações começam e terminam nos fins de semana, quando as pessoas devem votar. Esse tempo pode variar de acordo com o estado.


O que acontece quando você cai na Lei Seca?


Os motoristas que infringirem a lei durante uma inspeção da Lei Seca serão acusados ​​de violações graves, multas, reclusão de veículo e CNH e suspensão de dirigir por 12 meses.


Em nenhum caso há como reduzir o número de meses de suspensão. Depois disso, o motorista terá que fazer um curso de atualização para recuperar sua licença.


As penalidades são ainda mais severas quando se estabelece uma concentração de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar ou 6 decigramas de álcool por litro de sangue. Nesse caso, o motorista pode ficar preso de 6 meses a 3 anos.


Qual é o teor alcoólico permitido?


Até meados de 2012, o máximo permitido era de 5 decigramas por litro de sangue. Motoristas com seis decigramas ou mais serão multados.


No entanto, em 2012, a lei foi alterada e a tolerância zero está em vigor desde então. Ou seja, não importa quantos decigramas de álcool sejam encontrados no sangue, o motorista será multado de qualquer maneira.


Qual é a multa da Lei Seca?


As multas por dirigir sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas são muito graves e são agravadas por um fator de 10.


Ou seja, a multa que deveria ser de 293,47 reais passou a ser de 2.934,70 reais devido às graves consequências.


Continue acompanhando nosso blog e confira nossos conteúdos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo