top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

LGBTQIA+ / aprenda a importância da inclusão em sua empresa

Nos últimos tempos demos vários passos à frente na questão da diversidade e da inclusão. Apesar disso, para todo o grupo LGBTQIA+, ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata de mercado de trabalho.


A inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho reflete consciência, empatia e alinhamento empresarial sobre um dos temas mais relevantes do mundo. No entanto, muitas pessoas não percebem que o ato de inclusão também promove uma grande mudança dentro da organização.


Confira nesse artigo algumas atitudes que o RH pode tomar para facilitar a inclusão na organização.


Como proporcionar igualdade de oportunidades para pessoas LGBTQIA+?


Ações concretas das organizações são urgentemente necessárias para ajudar a mudar essa realidade opressora que alimenta a vulnerabilidade e a violência.


Hoje, diversos grupos empresariais importantes tornaram-se referências mundiais por atuarem de acordo com uma cultura inclusiva e verdadeiramente engajados em causas. Além das recompensas financeiras por serem diversas e inclusivas, essas organizações ajudam a construir uma sociedade mais igualitária.


A promoção de equipes inclusivas depende de uma atuação direta e contínua, principalmente das equipes de RH, que devem disseminar a importância e o impacto da igualdade entre os colaboradores e atuar para que essa conscientização faça parte da cultura organizacional.


Igualmente importante, a aplicação dessas estratégias requer o envolvimento de líderes que devem atuar como modelos e vozes nesse processo de transformação e aprendizado.


Entre as melhores políticas internas inclusivas da empresa, podemos destacar as seguintes ações:


Comissão de Igualdade:

Utilizada para formalizar compromissos empresariais e atuar por meio de ação direta para incluir, recrutar e receber talentos LGBTQIA+;


Rodas de Conversa:

Permite que as pessoas conversem e opinem sobre o processo de transformação, tirem dúvidas, compartilhem informações, compartilhem experiências, quebrem crenças, permitam que as equipes se apoiem e criem um ambiente mais inclusivo;


Programa de Inclusão:

Onde o RH cria e adapta treinamentos focados no tema, fornece estatísticas sobre desigualdades e questões decorrentes da discriminação, informações sobre os efeitos positivos da diversidade no ambiente de trabalho e aumenta a conscientização sobre o tema da construção de narrativas de compreensão e empatia;


Recrutamento Inteligente: Encontre novos grupos profissionais por meio de recertificação de recrutadores, debates sobre perfis de talentos e processos de seleção que ampliem a representação LGBTQIA+ em sua organização.


Claramente, incorporar LGBTQIA+ no mercado de trabalho envolve múltiplas discussões, mudanças de paradigmas, trocas de informações e outras ações que visam mudar as perspectivas dos funcionários.


Porém, com ações focadas do RH é possível valorizar essas práticas e políticas em sua organização e se tornar uma empresa inclusiva e diversa.


7 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page