Buscar
  • Grupo Ecar

LGPD – O que é e como afeta o RH

As preocupações com a proteção de dados cresceram nos últimos anos, principalmente por causa de escândalos de vazamentos nas redes sociais. Considerando essa mudança de cenário e o uso da tecnologia, o Brasil acompanhou a tendência mundial ao aprovar legislação específica na forma da LGPD.


Já que está em vigor, você precisa ficar atento para que a implementação seja bem-sucedida em seu negócio. Isso envolve até mesmo o processamento de dados coletados internamente.


Se você tem dúvidas sobre o que é a LGPD, entenda o que ela é e como funciona a seguir.


O que é LGPD?


A Lei 13.709/2018 é conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi aprovado em 2018 e entrou em vigor em 2020 após o cumprimento dos prazos estabelecidos.


O principal objetivo desta lei é garantir a proteção da privacidade dos usuários que são proprietários de dados digitais. Para tanto, propõe regras para que as empresas coletem, armazenem, processem e excluam informações.


O descumprimento das regras pode acarretar penalidades que vão de sanções a multas de até 50 milhões de reais.


Como a lei afeta o RH de uma empresa?


A princípio, pensava-se que a LGPD afetaria apenas o relacionamento entre as empresas e seus clientes, como no e-commerce. No entanto, os departamentos internos também são afetados – principalmente na área de recursos humanos.


Afinal, o RH precisa lidar com as informações pessoais e até mesmo confidenciais dos funcionários. Portanto, deve-se tomar cuidado para evitar problemas nesse sentido.


Por exemplo, ao contratar um provedor de BPO de folha de pagamento, é necessário selecionar uma empresa cujas práticas estejam em conformidade com as regras de processamento de dados.


Mesmo os benefícios trabalhistas contratados, como seguros e convênios, devem seguir essa questão. Afinal, as informações do perfil de saúde e estilo de vida ainda são consideradas neste caso, que é juridicamente confidencial.


Para simplificar a implementação da sua empresa, o ideal é considerar a centralização de serviços. A contratação de um fornecedor que reúna a maior parte desses serviços garante que as boas práticas sejam sempre aplicadas. Portanto, há mais chances de ser bem sucedido.


A LGPD requer atenção especial, principalmente porque gera multas. Com a abordagem certa e a contratação de um fornecedor que possa executar todos os processos corretamente, você pode proteger melhor seus negócios.


A EcarPay está em conformidade com a LGPD e assegura a segurança de seus dados e os dos dados de seus colaboradores.
9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo