Buscar
  • Grupo Ecar

Quando é o momento ideal para pensar na renovação da frota de caminhões?

A renovação de frota é sem dúvida a maneira mais adequada de a empresa reduzir custos desnecessários que surgem em decorrência de veículos impróprios.


Quando a frota de caminhões não é renovada periodicamente, há grandes possibilidades de aparecerem situações que coloque em risco a empresa e até mesmo os condutores.


Mas qual é o momento certo de investir nessa renovação? Neste artigo, vamos lhe mostrar quais os principais indícios de que chegou a hora de trocar a sua frota de caminhões.


Gestão estratégica de frota de caminhões


Inegavelmente é necessário manter eficiência nos processos de uma empresa e para isso, é preciso trabalhar se baseando em uma gestão estratégica. Assim que a gestão otimizada recebe uma atenção maior, é possível investir em tecnologia, produtos novos etc., além de reduzir custos e crescer ainda mais.


O Grupo Ecar, por exemplo, realiza a gestão de frotas com excelência e atua no mercado desde 2009. Possui know-how em gestão de documentos e multas de veículos, alia conhecimento a tecnologia através de softwares para gestão e um sistema integrado com todas as bases de multas e informações do Brasil.



É perceptível que não é uma tarefa tão simples realizar a gestão de frotas sem ajuda especializada ou de softwares específicos. Quando chega o momento de realizar a renovação da frota de caminhões, que também exige um esforço a mais, é necessário se atentar a alguns sinais. Em que momento devo trocar a minha frota? É isso que vamos ver agora.


Conheça os veículos de sua frota


A sua frota está sujeita a danos diariamente e cada modelo de caminhão possui necessidades diferentes de manutenção. Por isso é extremamente importante conhecer as necessidades de sua frota para conseguir agir no momento certo, e se for o caso, realizar a renovação.


Desvalorização de veículos


Quem já comprou um veículo novo sabe que, na hora de revender, é impossível conseguir o mesmo preço que foi pago na compra. E como isso interfere na frota da sua empresa?


É imprescindível renová-la regularmente para garantir a produtividade do negócio e evitar prejuízos. Neste ponto, entra o que citamos no parágrafo acima: conheça os veículos da sua frota para suprir as necessidades deles, quando for necessário.


Avanço da tecnologia


A tecnologia emerge o tempo todo e isso serve para aumentar a segurança e o desempenho dos caminhões. Isso porque cada vez mais surgem produtos/peças que chegam ao mercado com um padrão mais moderno.


Os antigos acabam deixando de atender as necessidades. Além disso, a tecnologia ainda propicia outros pontos que modernizam sua frota, como sistema de roteirização, computador de bordo, direção autônoma etc.


Consumo de combustível


O consumo de combustível é um motivo de preocupação dos gestores de frota pois é responsável por grande parte do custo das empresas, principalmente nos dias de hoje, onde o combustível vem sofrendo constantes altas.


Veículos muito velhos consomem mais combustível. A renovação de frota colabora em consumir menos combustível e tenham mais recursos de segurança.


Mais produtividade


A produtividade da empresa pode ser diretamente afetada pelo transporte feito de maneira inadequada. Seja pela defasagem da frota ou pela inadequação devido às novas necessidades do negócio.


Com uma frota de caminhões renovada, é possível atender uma demanda maior dos clientes.


Conclusão


Realizar a renovação da frota pode ser uma estratégia muito eficiente, pois os veículos novos e mais modernos vão proporcionar mais eficiência na prestação do serviço, mais rentabilidade, além de tornar os processos mais compatíveis com os avanços do mercado.


Agora que já conhece os principais pontos para realizar a renovação de frota de caminhões, acompanhe nosso blog, fique por dentro de todas as novidades do mercado e conheça mais sobre as soluções do Grupo Ecar para sua frota!
9 visualizações0 comentário