top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

O avanço da tecnologia ajuda os condutores a ficarem mais seguros?

Você sabia que foi criado um aplicativo que captura informações relevantes sobre a forma e estilo de condução dos usuários em tempo real? Pois é isso já existe.


Mas como isso funciona?


Bem, é um aplicativo simples. O primeiro passo que o motorista deve fazer é baixar o aplicativo da Zurich Driver disponível nas lojas do Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Após isso ela deve ligar o carro e todos os parâmetros de condução distraída, frenagem, curvas, velocidade, aceleração, entre outros, são mapeados durante o percurso. No fim do trajeto, o aplicativo verifica o mapa percorrido e uma pontuação é atribuída a cada quesito. Assim, ele consegue identificar comportamentos de risco e adotar uma conduta mais prudente no trânsito.


Como funciona a tecnologia?


O aplicativo funciona por telemetria, que é uma tecnologia de monitoramento para medir e rastrear algo a distância por meio de comunicação sem fio. Através de sensores já existentes nos celulares dos usuários, ele captura informações relevantes sobre a forma de condução dos usuários em tempo real e pode ajudar o motorista a melhorar seu estilo de condução, reduzindo o risco de potenciais acidentes. Com isso não é necessário nenhum outro tipo de sensor no veículo.


O impacto social do uso consciente desta tecnologia.


Esse aplicativo pode ajudar a mudar nossa realidade atual, onde de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito. Logicamente essa realidade não irá mudar totalmente devido a esse aplicativo, pois existem muitos outros fatores que precisam ser melhorados para evitar tantas mortes, como por exemplo a melhoria da infraestrutura viária e de sinalização, intensificação da fiscalização e da aplicação de penalidades, instalação de dispositivos adicionais de segurança, programas de incentivo e, principalmente, ações de conscientização e educação mais efetivas, que contribuam para o aumento da percepção de risco pelo motorista. Porém esse aplicativo vem como uma grande ajuda para a mudança acontecer, principalmente na parte de educação mais efetiva no trânsito.


A tecnologia não tira o protagonismo do ser humano!

Todos nós temos um papel na sociedade e somos responsáveis por tudo que acontece nela, sejam coisas boas ou ruins.


Por isso temos que sempre estar cientes que nossas ações geram consequências e assim quem sabe, com mais pessoas dando bons exemplos, podemos criar um ambiente mais seguro para a coletividade. Quando você infringe as regras você pode realizar danos para a sociedade e com certeza quando falamos de trânsito deixar que a nossa realidade de uma morte a cada 15 minutos em acidentes de transito continue ou piore.

13 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page