Buscar
  • Grupo Ecar

O gasto de combustível aumenta quando deixamos o veículo parado ligado?

Quem já lidou com frotas comerciais sabe: o consumo de combustível é uma das despesas mais caras e necessárias que uma empresa tem que arcar. Sem combustível, o trabalho de campo é impossível.


Por isso, os gestores de frotas precisam estar atentos ao problema e buscar uma forma de evitar que seus motoristas parem seus veículos sem motivo aparente.


Diante do momento econômico que o Brasil está passando, os preços dos combustíveis estão subindo a cada dia e não parece haver perspectiva de melhora no curto prazo, então dobre o foco.


O veículo precisa estar desligar para reduzir o consumo de combustível?


Você já deve ter ouvido dizer que manter o veículo ligado por alguns minutos gasta mais combustível do que desligá-lo e dar partida novamente, certo? Não, essa informação não está certa.


Se o seu foco é a redução de custos da frota, então opte por desligar o motor do veículo da empresa.


Sempre que o motor está ligado, ele consome combustível. Na telemetria, esse evento é chamado de “parado ligado”, e acontece mais vezes do que os gestores de frota imaginam e desejam.


Um exemplo comum desse evento acontece logo no começo do horário de trabalho, quando os motoristas ligam o carro para “esquentar o motor”, sendo esse um grande mito, mas que muitas pessoas ainda acreditam.


Com a injeção eletrônica, não é mais necessário deixar o veículo ligado para aquecer o motor, pois o processo de lubrificação dos veículos atuais, mesmo os mais populares, acontece de maneira rápida.


Ensine seus motoristas a conduzir o veículo com calma durante o início do dia, pois isso faz com que o óleo se espalhe pelo motor corretamente e, assim, não haja um desgaste prematuro desse ativo.


Outra situação comum durante as rotas, é o motorista ter que ficar parado em situações de trânsito lento, por exemplo.


Neste caso, também é indicado que o motorista desligue o motor para economizar combustível; como dito anteriormente, não é um problema precisar ligar e desligar o veículo várias vezes no dia.


Quer reduzir os gastos com combustível e saber exatamente a raiz dos gastos? Opte pela gestão de abastecimento inteligente da Ecar Fleet, que gerencia toda a operação em plataforma digital, que acompanha os índices de consumo e alçadas de utilização dos recursos para abastecimento em total sinergia com as plataformas de meio de pagamento.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo