top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

O gestor do futuro e suas habilidades

A inovação é o principal fator de crescimento das organizações. Já foi dito que as empresas que mais investem em inovação e tecnologia são as que têm os melhores resultados, mesmo aquelas que têm poucos recursos financeiros

.

A grande questão é saber quais são as habilidades essenciais para um executivo gestor do futuro, como você vai resolver os problemas do seu negócio sem sofrer quedas de mercado? Com a saúde financeira comprometida por conta da crise mundial, é importante ter alguém capaz de lidar com estruturas complexas e ser um bom líder para manter a organização avançando em sua missão.


Capacitar os colaboradores


Capacitar os colaboradores é a melhor forma de garantir que eles estejam prontos para o futuro. O líder deve incentivar seus colaboradores a serem o melhor de si mesmos, porque isso significa que eles estão prontos para enfrentar as dificuldades do momento.


Os líderes precisam entender que não há nenhum tipo de treinamento adequado para essa habilidade, apenas uma boa forma de pensar sobre ela e trabalhar em prol da organização a longo prazo com alguns dos mais importantes aspectos relacionados à gestão:


  • Comprometimento total – Você precisa ter um compromisso total com aquilo que você quer fazer no futuro (ou quem você quer ser). Se não houver essa compreensão do objetivo, o resultado será frustrante para ambas as partes;

  • Desenvolvimento continuado – Sempre querer melhorar suas habilidades e adquirir novas competências, mas seu desenvolvimento continuado começa com uma base sólida na qual ele pode aprender agora!


Ser criativo para gerar soluções


Criatividade é a habilidade de pensar e soluções para os problemas. O gestor do futuro precisa ser criativo para gerar soluções que atendam aos objetivos da empresa.


Criatividade não necessariamente significa inventar novas ideias; o que é importante é ter um olhar aberto para as possibilidades e não limitar-se a sua visão às pessoas que já existem na organização. A criatividade é uma capacidade de projetar e desenvolver potenciais novas formas de atender às necessidades da organização e das pessoas envolvidas diretamente nos processos de negócio.


Ser um bom comunicador


A comunicação é uma ferramenta importante para o futuro. Você pode ser um bom gestor do seu tempo e ajudar outras pessoas a encontrar soluções para os problemas que seu mundo vive.


Você sabe como lidar com as emoções de outras pessoas, mas você também tem habilidades para ser um bom comunicador? Seja honesto: você já fez algum tipo de negócio sem ter experiência em negócios? Essa é uma das habilidades que precisamos desenvolver no nosso trabalho!


Manter uma equipe motivada


As tarefas de um gestor do futuro são grandes e variadas. Apenas ouvindo a sua lista de expectativas, você já entendeu que o seu trabalho é um dos maiores desafios que enfrentará no futuro:


  • Muitos profissionais estão sem emprego e estão procurando uma oportunidade para trabalhar. O motivo para isso é que há muitas pessoas dispostas a trabalhar com você, mas na verdade nem todos são exatamente qualificados para cargos tão importantes. Você precisa manter os funcionários motivados através da satisfação geral da equipe e não apenas de alguns indivíduos isoladamente.

  • Se você for capaz de estabelecer uma cultura de vida organizada na sua empresa, as chances de ter problemas começam a diminuir consideravelmente - exceto se houver algum tipo de falha nos processos internos (por exemplo).


As organizações inovadoras vivem em constante mudança, por isso é importante que o gestor tenha as habilidades necessárias para lidar com essa transformação.

As organizações inovadoras vivem em constante mudança, por isso é importante que o gestor tenha as habilidades necessárias para lidar com essa transformação. O profissional deve ser um líder que conhece a fundo o negócio da empresa e tem uma postura assertiva, mas sempre entendendo o risco de perder o controle sobre os recursos e pessoas que possuem.


Se você já trabalhou como gerente ou diretor na área de TI, essa é uma das principais habilidades que você precisa ter para atuar no mercado de trabalho atual - e ser competente nessa área é fundamental para que você seja bem-sucedido no processo de seleção e contratação dos talentos da sua organização. Se não fizer parte desta cadeia, terá dificuldades em entender como funciona esse tipo de relacionamento entre profissionais e clientes!


Não deixe de ler este artigo e experimente praticar as sugestões acima.



2 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page