Buscar
  • Grupo Ecar

Os principais erros que os RHs cometem

A gestão de pessoas é uma tarefa importante para aproveitar plenamente o potencial do capital humano. No entanto, erros cometidos pelos departamentos de RH em muitas empresas são comuns, mas também têm um grande impacto negativo. A melhor coisa a fazer é identificar esses erros e identificar as principais soluções. Dessa forma, é possível melhorar a Confira abaixo, 3 dos principais erros que o RH comete quando o assunto é gestão de pessoas!


1. Não possuir um plano estratégico


Muitas empresas ainda veem o RH apenas como um departamento operacional e burocrático, como se estivesse limitado às tarefas do departamento de RH. O maior problema é que muitos departamentos de RH realmente ocupam o cargo e, como resultado, não conseguem entregar melhores resultados. Na prática, isso torna a gestão de pessoas menos contextual e tem pouco impacto na obtenção de resultados estratégicos. Além disso, pode prejudicar o desempenho do talento. Portanto, o melhor é desenvolver um plano estratégico que considere as questões mais importantes, como comunicação interna, cultura, seleção, treinamento, etc. Tudo deve ser do interesse do negócio para garantir um desempenho mais relevante.



2. Ignorar o papel dos benefícios na gestão de pessoas


A remuneração é uma parte importante da gestão adequada de talentos. Com recursos especiais, permite diferenciar seu negócio, melhorar a retenção de talentos e até mesmo aprimorar sua marca empregadora. No entanto, muitos RHs só enxergam valor em aumentos, quando na verdade os benefícios oferecidos são altamente relevantes. Na prática, oferecer um pacote de benefícios adequado a cada situação pode ter um impacto mais positivo. Para otimizar essa oferta, seria interessante ter um bom corretor ou até mesmo agregar serviços ao fornecedor. Melhores resultados podem ser consolidados com o apoio de empresas que fazem outros negócios ao mesmo tempo.


3. Fazer tudo manualmente


Ainda é comum o RH considerar apenas a possibilidade de executar manualmente o processo. Isso acontece, por exemplo, ao preparar a folha de pagamento. Vários departamentos da empresa ainda coletam dados e enviam relatórios de forma repetitiva. O problema é que isso reduz a produtividade, aumenta a chance de erro e até prejudica o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. Como resultado, a gestão de pessoas sofre. Pelo contrário, vale mais a pena investir em BPO de folha de pagamento, que nada mais é do que terceirização. Com o apoio de equipe profissional e tecnologia, todo o processo será executado com mais eficiência.


A gestão de pessoas deve evitar alguns erros comuns para melhorar o desempenho dos colaboradores.

Compreender essas deficiências e como corrigi-las tem o potencial de tornar o setor mais estratégico e capacitado para ajudar as empresas a ter sucesso.


Quer um parceiro que te ajude a resolver esses erros e agregar muito valor ao seu processo de RH? Vem pra Ecar e aumente a eficiência de seu RH agora.
7 visualizações0 comentário