Buscar
  • Grupo Ecar

Outsourcing de RH, entenda como funciona

Você já ouviu falar em terceirização? Você sabia que isso é possível com o RH? Se você respondeu "não" a alguma dessas perguntas, pode ficar tranquilo, pois explicaremos tudo para você neste artigo.


O que é terceirização?


Terceirização refere-se a encontrar recursos fora de uma empresa para realizar uma tarefa ou serviço. Uma organização contrata para fornecer serviços a outra organização.


Então estamos falando de contratar um terceiro para realizar trabalhos para a organização.


A terceirização é mais comum em áreas como TI (Tecnologia da Informação), Contabilidade e Finanças, Marketing, Atendimento ao Cliente e Recursos Humanos, relacionadas a serviços não relacionados às atividades principais da empresa.


A diferença entre terceirização e outsourcing


Você pode pensar que a terceirização é muito semelhante ao outsourcing e que as duas palavras podem ser sinônimas. As semelhanças existem, mas há uma diferença importante.


A terceirização geralmente está associada a atividades mais práticas, enquanto o outsourcing está associado a serviços que exigem alto nível de qualificação.


Para maior clareza, vejamos alguns exemplos. Por exemplo, muitas empresas terceirizam serviços de limpeza ou jardinagem. Ao mesmo tempo, buscam terceirizar questões que afetam diretamente as decisões da alta administração.

Assim, embora ambos estejam relacionados, o outsourcing é mais estratégico para as empresas.


Outsourcing – vantagens


Ao dizer que o outsourcing exige um alto nível de qualificação, estamos mostrando a você que o que está acontecendo é a contratação de um especialista para um serviço.


Por exemplo, ter uma equipe de especialistas em TI pode ser um desafio. Portanto, se uma empresa precisa consertar algo, o outsourcing pode colocá-lo nas mãos dos profissionais certos sem qualquer aborrecimento.


Isso se aplica a todas as outras áreas que mencionamos, incluindo terceirização de RH, mas isso não significa que as empresas não precisem ter profissionais nas equipes dessas áreas.


A questão é que contar com especialistas significa contar com sua expertise, reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade e facilitando um melhor alinhamento com os objetivos do negócio.


Tudo isso é possível porque, com a terceirização, as empresas contratantes não precisam se preocupar com treinamento – nem gastar com isso.


Ao contrário disso, conta com profissionais dedicados e acostumados ao trabalho, prontos para melhorar a eficiência do processo.


A terceirização de RH é uma boa opção para uma empresa?


A terceirização de recursos humanos é de fato uma boa opção. Quando uma empresa opta por esse caminho, ela contrata outra organização que possui profissionais especializados em processos de RH.


Este tipo de recrutamento pode fazer com que todas as funções do departamento sejam desempenhadas por especialistas externos ou apenas algumas delas, o que muitas vezes faz mais sentido.


Um bom exemplo é o processo de recrutamento e seleção, principalmente se o foco for a aquisição de talentos por meio de um recrutamento ativo.


Como você sabe, o sucesso de uma empresa está intimamente relacionado ao seu capital humano, que está relacionado a um processo de R&S bem estruturado e guiado pela cultura organizacional.


Fazer isso com qualidade esgota a equipe interna de RH. Assim, a terceirização parece ser uma alternativa para assumir essa tarefa, enquanto o RH da empresa se preocupa com outras questões.


Do lado positivo, destacamos que a terceirização de RH costuma ser mais eficaz para encontrar os melhores profissionais para cada função e garantir o fit cultural.


Ou seja, o retorno do investimento tende a ser bastante positivo.


Quer aproveitar e conhecer mais afundo o mundo do outsourcing? Fale com a EcarPay e garanta eficiência e qualidade em seus processos de RH agora!
5 visualizações0 comentário