top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Pagamentos em atraso IPVA: Aprenda a fazer pagamentos de forma fácil!

Olá condutor! Com algumas mudanças de regras, alguns estados oferecem a possibilidade de parcelar o IPVA atrasado. O lado positivo é uma ótima oportunidade para quitar dívidas sem complicações.


Preparamos este conteúdo com informações sobre como parcelar o IPVA vencido. Além disso, saiba quais são as consequências se você não pagar seu tributo. Entenda mais!


Como fazer o pagamento parcelado?


Uma das opções para


O parcelamento do IPVA é pela Secretaria da Fazenda ou pelo Detran do seu estado. Além deles, existem apps que podem ajudar a fazer esse processo de forma simplificada. Veja as instruções passo a passo para cada alternativa abaixo.


Conheça as etapas no Ministério das Finanças


Afinal, como um IPVA atrasado poderia ser parcelado pelo Tesoureiro? Basta acessar a agência ou o site do Detran da sua região e publicar o guia. Já vem com multa e data de pagamento atualizada. Veja o passo a passo para o Estado de São Paulo:


Acesse a página Dívida Válida do Ministério Público e forneça o CPF ou RENAVAM pessoal do veículo. Em seguida, clique em Counseling and Counseling Debt;

Ao escolher uma forma de pagamento, aparecerá a opção "Pagamento Parcelado". Basta clicar no botão e escolher o valor da parcela. Em São Paulo, a dívida pode ser dividida em até dez vezes;


Por fim, além do período de penhora do contrato, também podem ser emitidas diretrizes de cobrança. Por fim, os documentos emitidos podem ser pagos em qualquer banco ou instituição lotérica.


O que é dívida ativa?


Caso o motorista não pague o IPVA vencido, o débito é debitado à dívida da atividade. Isso acontece 30 dias após a data de expiração. Os motoristas têm até um mês para pagar a taxa. Se o pagamento não for feito, o governo notificará a Procuradoria Geral do Estado sobre as questões pendentes.


Com essa ação, o motorista fica negativado em órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. Além disso, o valor da dívida é acrescido de 1% da multa mensal, e a dívida está aumentando.


Como consultar dívida ativa?


Para consultar dívida ativa, basta seguir os passos no super app Gringo citados acima. Nele, podem ser consultados os pedidos pendentes nos estados de São Paulo e Paraná.


Outra forma de verificar é através do site do Ministro das Finanças. Para isso, basta procurar a opção IPVA no portal da agência e se cadastrar no RENAVAM, CPF e placas do veículo.


Oferecemos soluções completas e tecnológicas para facilitar o cotidiano para sua empresa, com foco em agilizar a gestão de documentação, multas e muito mais para sua frota.


8 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page