top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Quando é a hora de trocar a frota da sua empresa?

Ao longo do tempo, a frota de veículos da sua empresa vai precisar ser renovada. Este processo é feito para que os carros tenham um uso mais eficiente e sejam mais eficazes no dia a dia. Entretanto, é preciso identificar o momento certo para investir neste tipo de atividade porque existem vários fatores que podem influenciar na hora de fazer as trocas.


A idade da frota


Você já se perguntou quanto custa a manutenção de um carro?


Se não, talvez deva. Afinal, como o modelo da frota pode influenciar no seu custo de manutenção?

Para responder essa pergunta, é preciso levar em consideração a idade do veículo. Segundo estudos da Ernst & Young, uma pesquisa realizada por especialistas em logística e transportes (atualmente conhecida como Transport Intelligence), mais de 80% dos motoristas e 62% das empresas consideram que o custo de locomoção do veículo depende diretamente da sua idade. Ou seja: quanto mais velho for o carro da sua empresa, maior será o valor que você terá que desembolsar para encontrar peças e realizar reparos no automóvel.


A quilometragem dos veículos


Como a quilometragem dos veículos é uma variável importante para o seu negócio, vamos dar as dicas de como descobrir o consumo médio e a quilometragem média de cada veículo da sua frota.


A seguir é preciso calcular quantas horas são gastas diariamente pelos motoristas no trajeto do trabalho para casa e vice-versa. Também é necessário saber quantas horas um motorista adicional fica no carro por semana para responder telefonemas e atender pedidos on-line.


Por fim, calcula-se quantos minutos cada viagem demora conforme estes itens foram determinados. A partir disso você sabe qual foi sua média diária de viagens com base na distância total que você percorreu no ano anterior (incluindo os fins de semana).


O tempo de uso do veículo


O tempo de uso do veículo é uma das principais formas de saber quando é a hora de trocar a frota da empresa.


A boa notícia é que o Brasil está entrando em um novo ciclo econômico, com maior demanda por veículos novos e modernos. Estamos passando por um momento onde as pessoas estão mais conectadas, qualificando-se para trabalhar e buscando melhorias na qualidade de vida. Com isso, os carros também precisam ser renovados constantemente para atender às necessidades dos clientes atuais.


Mesmo com essa tendência favorável à renovação da frota dos estabelecimentos comerciais, existem alguns fatores a serem observados antes do investimento:


Manutenções frequentes


Cada veículo tem uma vida útil que pode ser estimada, e a partir daí conseguiremos determinar qual é o momento ideal para fazer a troca. Para saber o quanto você precisa esperar para trocar seu veículo, é preciso considerar diversos fatores.


Primeiro de tudo, há as manutenções frequentes que indicam um problema com o veículo; se ele está sendo constantemente levado à oficina para pequenos reparos, é provável que os itens mais importantes estejam em desgaste e precisem ser substituídos logo em seguida. Além disso, caso várias pessoas usem os carros da sua frota (por exemplo: funcionários), todas elas podem ter uma ideia do estado do automóvel – se pelos relatos deles perceberem um certo desgaste no equipamento durante as viagens diárias entre casa e trabalho... Chances são boas de você já ter encontrado algum problema sério! Mas com certeza esses não são os únicos fatores ainda por considerar na hora de decidir quando fazer uma troca completa das suas vans.


Fazer a renovação da frota de veículos é uma tarefa que está na pauta da maioria das empresas que utilizam carros no seu dia a dia. No entanto, é preciso identificar o momento e fazer o investimento nos momentos certos para que o custo-benefício seja mais vantajoso.


Quando é o momento certo para comprar um caminhão ou carro novo?


Qual é o momento certo para vender seu veículo antigo?


Como você pode obter o máximo valor de seus caminhões e carros usados?


Essas são perguntas importantes que todos os gerentes de frota precisam se fazer. As respostas determinarão, em última análise, quanto dinheiro você está ganhando com sua frota, bem como quanto dinheiro você está gastando com ela.



1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page