Buscar
  • Grupo Ecar

Redução de custo na empresa: como otimizar a área de RH

Atualizado: 25 de mar.

Com seus planejamentos estratégicos em andamento, porém diante de um cenário de crise que vivemos, é sabido que muitas estão com seus investimentos reduzidos. Diante deste cenário, como otimizar a área de RH?


Uma área tão importante para o funcionamento das engrenagens da organização, o RH tem sido bastante cobrado para ter uma atuação estratégica.


Uma pesquisa veiculada na Harvard Business apontou que resultados econômicos de 53 empresas que têm boas práticas de RH têm desempenho 51% superior ao mercado, em média.


Claramente um indicador de que necessário dar atenção especial ao RH e suas práticas. Mas como fazer isso quando alguns valores estão reduzidos?


Neste artigo, você verá como potencializar a performance da sua equipe de RH, sem precisar de um investimento muito grande.


Terceirize a gestão operacional e seja mais estratégico


Com o auxílio de uma consultoria, todas as ações analíticas e burocráticas dos benefícios e da folha de pagamento por exemplo, estarão bem amparadas, deixando sua equipe de Recursos Humanos livre para trabalhar em prol dos objetivos e metas da organização.


Ações como folha de pagamento, registro de ponto, pagamento de encargos e tributos, além da gestão de benefícios, são consideradas atividades rotineiras e operacionais, por isso essas funções podem ser executadas por terceiros, porém, por empresas comprometidas e especializadas.


Você deve estar se perguntando: para que terceirizar essas tarefas se elas podem ser feitas pelo RH internamente? Nós vamos te explicar.


Terceirizar tarefas operacionais permite que a empresa aumente a produtividade em outros pilares do RH como Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Gestão de Talentos, além do próprio negócio da empresa.


Demandar essas atividades repetitivas a uma empresa especializada, possibilita focar exclusivamente os esforços em funções que são primordiais ao negócio da empresa. Não se preocupar com responsabilidades trabalhistas e fiscais é uma das vantagens principais em terceirizar.


A EcarPay, por exemplo, é uma empresa do GRUPO ECAR, com Know-How na terceirização da gestão de benefícios e BPO de Folha de Pagamento. Os serviços têm como foco aliviar a área de RH das atividades operacionais que não agregam valor ao negócio e ao departamento.


E como ser mais estratégico depois de terceirizar sua rotina operacional?


Primeiramente é necessário entender o que é de fato ser uma área de recursos humanos estratégica dentro da empresa. Ser um RH estratégico vai além de apenas cuidar do pagamento dos colaboradores ou do plano de saúde deles.


Confira alguns pontos que tornam o RH mais estratégico:


· Participar ativamente do planejamento das metas da instituição

O planejamento estratégico representa um conjunto de ações e medidas para atingir resultados. Por que o RH precisa participar ativamente? Porque desta forma, as ações que são traçadas passam a ser executadas de acordo com os objetivos da empresa.


· Mensurar toda e qualquer ação

É importante se basear em dados para tomar decisões assertivas. Isso é possível através da mensuração das ações e seus resultados. É necessário para entender o que está dando certo e o que precisa ser ajustado.


· Ser uma área protagonista ao lado da diretoria

O RH é indispensável para a construção de empresas com mais inovação e crescimento. Para que isso aconteça é preciso atuar ao lado da diretoria, sempre se apoiando com ações estratégicas pautadas em resultados.


· Atuar no apoio a outras áreas

Para o sucesso da organização é necessário que as áreas atuem em conjunto. Definir papéis claros para cada área é essencial para facilitar o crescimento da organização, a colaboração e o trabalho entre as equipes. Essa união agrega nos seus resultados de negócio.


· Desempenhar suas funções sempre com o apoio da tecnologia

Rh atual se apoia na tecnologia. Desta maneira, é possível ter atividades repetitivas e burocráticas mais otimizadas. Os profissionais ganham tempo com o uso de softwares específicos o que dá mais força para a área ser protagonista.


Desta forma, o RH estratégico consegue engajar pessoas para que atinjam os resultados da organização e ele próprio, profissional de recursos humanos, passe a ter alta performance.


Gostou desse conteúdo? Baixe agora mesmo um material exclusivo e gratuito com dicas de como ter uma área de RH engajada sem precisar investir muito dinheiro.



4 visualizações0 comentário