Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba como lidar com o estresse no trânsito

Você já se perguntou o que o estresse no trânsito pode fazer com os motoristas de sua frota? Essa é uma questão importante, pois afeta diretamente o bem-estar e, portanto, o desempenho profissional.


Se dirigir já é cansativo para o motorista comum, imagine aqueles que passam horas indo de um ponto a outro, lidando com engarrafamentos, pessoas impacientes e até discussões.


Qual o motivo de tanta pressão no trânsito?


O estresse no trânsito pode ser causado tanto por estímulos ambientais quanto pela falta de controle emocional durante a condução de um veículo, levando a uma combinação perigosa.


Muitas pessoas já estão sob alto estresse devido a problemas pessoais, trabalho, vida cotidiana agitada e o impacto que a sociedade brasileira sofreu com a crise econômica.


Para motoristas profissionais, ainda há pressão de desempenho e, para motoristas autônomos, a necessidade de dirigir mais rápido para concluir mais tarefas e obter maiores benefícios.


Nesse emaranhado de pessoas e veículos que compõem o trânsito, as causas se entrelaçam, e todos acabam sendo afetados de alguma forma.


Quais são as características de um motorista com estresse no trânsito?


Aqui estão as principais características que os motoristas com estresse no trânsito tendem a apresentar:


· Impaciência;

· Agir sem considerar as consequências;

· Expressar sua frustração gritando e xingando;

· Ele está sempre com pressa;

· Excesso de confiança ao volante;

· Dificuldade em identificar e controlar as emoções.


Consequências do estresse no trânsito


As consequências do estresse no trânsito são bastante abrangentes, desde a saúde do motorista até tudo relacionado ao desempenho da frota e segurança social, tome nota!


Desempenho da frota


Quando os frotistas estão constantemente sob estresse no trânsito, isso afeta a forma como dirigem, aumentando o número de multas e acidentes.


É até importante que os gestores de frota controlem esses eventos para identificar aumentos súbitos ou graduais. Sem acompanhamento, os problemas podem passar despercebidos e só serem percebidos após um longo período de tempo (e muitos custos).


Como aliviar a pressão do trânsito?


Até agora, discutimos alguns pontos relacionados ao estresse no trânsito. Mas como resolver o problema e mitigar os efeitos que a condução cotidiana pode ter?


A verdade é que uma empresa sozinha não é capaz de resolver todos os problemas de transporte. No entanto, treinando e educando o seus motoristas, você pode contribuir para a melhoria e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.


Quer melhorar o desempenho de sua frota e garantir o bem estar de seus condutores? O Grupo Ecar possui a ferramenta ideal para sua empresa. Fale conosco e aproveite a oportunidade de melhorar o bem estar em sua operação de frota.
10 visualizações0 comentário