Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba o que são os 5S e como eles podem ser incentivados na sua empresa

Toda e qualquer empresa que queira alcançar o sucesso, deseja ser mais produtiva, eficiente e organizada. Para que isso aconteça existem métodos que podem ser adotados que facilitem esse processo.


Um dos métodos mais populares é chamado de os 5S; criado no Japão, o método é uma ferramenta de gestão destinada a ajudar as fábricas do país asiático a produzirem melhor.


No entanto, ele pode ser usado para quase qualquer tipo de empresa ou organização em qualquer lugar do mundo - incluindo a sua!


Neste artigo, discutiremos mais sobre o que é a metodologia 5S e como a implantar em sua empresa, vamos lá?


O que significa 5S?


Desenvolvida no Japão na segunda metade do século XX, a metodologia 5S foi publicada pela primeira vez na década de 1980 e rapidamente se espalhou para outros países ao redor do mundo.


Isso porque essa abordagem visa melhorar aspectos como organização, limpeza e padronização dentro da empresa, e busca sempre a melhoria contínua.


A implementação do programa 5S faz parte de uma estratégia que todas as áreas da empresa desenvolvem em conjunto para alcançar um nível mais alto de produtividade e qualidade.


O que é 5S?


Como você pode imaginar, 5S é um acrônimo para cinco palavras que começam com a letra S. São cinco palavras em japonês que podemos traduzir para o português da seguinte forma:


  • Seiri, ou "senso de uso";

  • Seiton, ou "senso de organização";

  • Seiso, ou "senso de limpeza";

  • Seiketsu, ou "senso de padronização";

  • Shitsuke, ou "um senso de disciplina".


Por isso, o programa 5S é conhecido no Brasil como uma metodologia ou programa dos cinco sensos, ou mesmo dos cinco sentidos.


O 5S é uma metodologia que pode ajudar qualquer empresa do mundo, até mesmo sua vida pessoal. seu principal é tornar o local de trabalho melhor, padronizando processos aumentando a eficiência, a satisfação dos colaboradores e a produtividade da organização


Quais são os benefícios de implementar um plano 5S?


A implementação dessa metodologia traz muitos benefícios para toda a empresa, podemos citar:


  • Aumento da qualidade dos produtos e serviços;

  • Aumento da produtividade;

  • Incentiva a adoção de outras políticas de qualidade;

  • Facilita a percepção de erros e problemas;

  • Previne acidentes;

  • Reduz gastos desnecessários;

  • Aumenta a satisfação da equipe com o trabalho;

  • Melhora o ambiente de trabalho;

  • Melhora a qualidade de vida da equipe.


Como promover os 5S dentro de uma empresa?


Como você pode ter imaginado, o programa dos 5S pede muito da participação de cada um da organização, e esperar que todos adotem as práticas de uma vez só será muito difícil.


Para isso, um grupo inicial deve ser treinado primeiro, dominando todos os sensos e entendendo a mudança de cultura que deve ser feita, aplicando-a no dia a dia. É importante também que esse grupo seja composto de pessoas de várias áreas da empresa, em cargos diferentes, para que não se crie uma hierarquia ou preconceito contra o programa. Após ser treinado, esse grupo inicial deve mapear a empresa, elencando quais são seus problemas e o que pode ser melhorado.


Após mapear os pontos de atenção e que podem ser melhorados dentro da empresa, o time pioneiro deve se planejar para fazer as mudanças. O ideal é que esse time crie um cronograma para as mudanças, dividindo as tarefas entre as diferentes pessoas. Assim, não só os pioneiros, mas também todos os funcionários poderão saber como vão ser as mudanças e o que deve ser feito no dia a dia para garantir a melhoria contínua. Como qualquer plano novo dentro de uma empresa, não basta apenas fazer as mudanças: é preciso observar se os resultados estão sendo positivos.


Depois de acompanhar os resultados, é importante fazer a equipe saber como as mudanças se deram, seja incentivando as boas práticas ou mostrando o que ainda pode melhorar.

.

Gostou desse conteúdo? Confira outras publicações sobre questões de logística e gestão de frota em nosso blog.


Leia o nosso artigo, onde damos dicas de como economizar na condução da sua frota e veja como podemos ajudar a sua empresa a ter um melhor desempenho!

9 visualizações0 comentário