Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba quando é preciso realizar a revisão automotiva.

Se você possui um carro de passeio, um veículo de trabalho ou uma frota de caminhões, todo veículo precisa de uma revisão veicular.


Essa inspeção regular garante que todos os itens que compõem o veículo estejam em ordem, portanto, uma revisão do carro garante a proteção do carro e promove economia.


Mas como saber se está na hora de enviar seu carro, caminhão ou ônibus para uma inspeção veicular?


Confira essa e outras respostas neste artigo!


O que é uma revisão veicular?


Uma revisão veicular nada mais é que um exame para verificar a saúde do carro.

As inspeções de automóveis fazem parte da manutenção regular de qualquer veículo, não importa quão grande ou pequeno, para que ele tenha o melhor desempenho.


Quando o veículo sai de fábrica, está em pleno funcionamento, mas é natural que alguns itens se desgastem com o tempo e com o uso diário do motorista.


No entanto, é necessária uma revisão preventiva para que o carro continue com o mesmo desempenho de quando era novo.


Você sabe a importância das revisões de carros? Pois bem, se você fizer esse tipo de inspeção periódica, o risco de degradação é menor, o consumo de gasolina fica mais equilibrado, acidentes por falhas mecânicas são evitados e você ainda economiza.


Sim, uma vistoria de carro vai te poupar de gastar uma fortuna no conserto de veículos que pararam de funcionar, afinal todos esses itens são revisados ​​com frequência.


Quais itens são examinados na revisão?


Existe uma lista de verificação de inspeção veicular que pode ajudá-lo a enviar seu veículo para inspeção.


Abaixo, separamos os principais:


Freios


Se tem um item que precisa de uma boa calibragem são os freios, afinal a segurança dos motoristas e demais nas vias públicas depende disso.


Neste caso, todo o sistema de freio é verificado, incluindo pastilhas de freio, hidráulica e eletrônica (se houver), discos de freio e higiene no local.


Além de melhorar a segurança, a verificação dos freios também evita trepidações e ruídos desconfortáveis ​​durante a operação do veículo.


Geralmente, uma verificação do freio do carro deve ser feita a cada 20.000 quilômetros rodados, mas isso pode variar dependendo da finalidade do carro, da marca, etc.


Lubrificação do motor


A lubrificação do motor é muito importante para o bom funcionamento do veículo.

Um dos itens que devem ser avaliados em uma revisão de carro é a troca do óleo do motor para que não superaqueça e cause mais danos ao veículo.


Isso ocorre porque andar abaixo do nível de óleo recomendado pode causar mais desgaste nas peças, aquecer o motor e até fazer com que o motor perca potência ao longo do tempo.


Por isso é importante saber quando trocar o óleo do seu carro. Cada fabricante tem uma especificação.


Manutenção da embreagem


Em uma revisão de carro, também é importante verificar a manutenção da embreagem. Alguns sinais de alerta podem ajudá-lo a saber quando realizar essa verificação.


Por exemplo, ruídos e vibrações indesejados podem significar alguma dificuldade para alinhar e instalar as engrenagens. Pedais mais duros que o normal podem indicar falta de lubrificação, etc.


Pneus em dia


A calibragem e o alinhamento de pneus é parte fundamental das revisões de automóveis, pois confere estabilidade ao veículo na rua, evita desgastes no motor e demais componentes do carro e ainda consome menos gasolina.


Para isso, idealmente, é realizada uma inspeção de pneus a cada 10.000 quilômetros rodados. Dessa forma, além de tudo já mencionado, você ainda pode manter a sua segurança e a de terceiros nas vias públicas.


Correia dentada


Uma das funções da correia dentada é resfriar o motor. Se ela tiver algum tipo de problema, a parte principal do seu veículo pode superaquecer e causar muitas dores de cabeça.


Ruídos na frente do carro também podem indicar um problema na correia dentada.


É por isso que é tão importante entender os sinais que seu carro, caminhão, ônibus ou frota enviam.


Recomenda-se substituir a correia dentada a cada 10.000 quilômetros.


Radiador


O radiador faz parte do sistema de refrigeração do veículo e controla a temperatura do motor. Se este item não for mantido, pode sobrecarregar o carro e fazer com que ele pare de funcionar completamente.


Por isso, é sempre bom manter suas avaliações atualizadas.


Itens de segurança


Por último, mas não menos importante, não se esqueça de fazer uma revisão dos itens de segurança do carro.


Embora eles não sejam usados ​​todos os dias, você pode precisar deles em caso de emergência e eles devem estar em boas condições.


Portanto, verifique se você tem cintos de segurança ajustados corretamente, airbags em boas condições, triângulos de advertência, macacos e quaisquer ferramentas de emergência.


Quanto custa uma revisão completa?


O valor de uma revisão de carro pode variar de acordo com o modelo, quilometragem, avarias e peças desgastadas.


Nesse caso, a melhor maneira de descobrir quanto custará uma revisão completa é ir a um revendedor ou mecânico de sua confiança para uma avaliação.


Este artigo ajudou você? Confira nosso blog para outras explicações sobre questões de logística e gestão de frotas.


5 visualizações0 comentário