Buscar
  • Grupo Ecar

Seguro empresarial: tudo o que você precisa saber

Atualizado: 4 de nov. de 2021

A princípio, qualquer negócio, seja ele de uma micro, pequena ou uma grande empresa, precisa garantir a segurança de todos os seus colaboradores e bens físicos. Para isso, o seguro empresarial é essencial a fim de evitar que as atividades das empresas sejam prejudicadas no caso de imprevistos.


De acordo com o Empresômetro, empresa de Inteligência de mercado, o Brasil possui mais de 9 milhões de empresas ativas atualmente, além das 10 milhões de microempreendedores individuais. A estimativa é de que pelo menos 10% das empresas tenham seguro empresarial. Um número relativamente baixo quando se trata de algo tão importante.


Contudo, o que você sabe sobre seguro empresarial? Qual a sua importância para as empresas hoje em dia? Todavia, neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre esse seguro que se faz bastante necessário nos dias atuais.


O que é seguro empresarial


Já pensou no que aconteceria com a sua empresa caso sofresse um desastre natural, como uma inundação? Em contrapartida, apesar de parecer difícil acontecer, em muitos lugares em épocas de chuva, é comum ocorrer enchentes e atingir em cheio estabelecimentos comerciais. De acordo com a Fecomercio, os estabelecimentos que mais sofrem com esse tipo de evento são supermercados, farmácias, vestuários e livrarias.


O seguro empresarial tem por objetivo proteger as empresas de diversos riscos, inclusive esse citado acima. Ele abrange desde o patrimônio físico da organização até os seus colaboradores. Esse seguro é válido para qualquer empresa, dessa forma englobando comércios de maneira geral, clínicas, consultórios, fábricas, entre outros. As micros e pequenas empresas também podem ser asseguradas. O seguro ainda protege sua empresa contra danos em máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias-primas.


Diferente de empresas maiores, as pequenas geralmente são enxutas, não possuindo departamentos específicos como o jurídico. Quando surgem problemas, os custos e o tempo para resolução costumam ser grandes podendo inclusive falir o negócio.


Coberturas básicas


A cobertura básica do seguro empresarial cobre incêndios, explosões, quedas de aeronaves, fumaça, entre outros. Mesmo que se iniciem fora do local que esteja segurado, será coberto, abrangendo a estrutura física, mercadorias e mobiliário do local. Já as coberturas adicionais são muitas. Iremos mostrar aqui algumas, para se ter ideia do quanto o seguro empresarial é importante e amplo.


Coberturas adicionais


- Danos Elétricos;

- Subtração de Bens e Mercadorias;

- Subtração de Valores;

- Contaminação e Deterioração de Mercadorias em Ambiente Frigorificado;

- Danos Morais;

- Delivery;

- Desmoronamento;

- Despesas Fixas;

- Despesas com Instalação em Novo Local;

- Equipamentos Cinematográficos;

- Equipamentos Eletrônicos com ou sem Subtração;

- Garantia de cobertura para os equipamentos eletrônicos;

- Equipamentos estacionários;

- Equipamentos Móveis e Empilhadeiras;

- Fidelidade Empregados;

- Flutuante Locais Não Especificados;

- Home Office (cobertura de equipamentos da empresa, que estiverem com os funcionários que trabalham remotamente);

- Impacto de Veículos Terrestres e Aéreos;

- Jardins Corporativos;

- Lucros Cessantes;

- Painéis, Anúncios Luminosos e Letreiros;

- Perda ou Pagamento de Aluguel do Imóvel;

- Quebra de Vidros;

- Recomposição de Registros e Documentos;

- Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros;

- Sprinklers;

- Tremor de Terra e Terremoto;

- Tumultos;

- Vazamento de Tubulações;

- Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo;

- Reformas.


É valido lembrar que a contratação de adicionais deve acontecer de acordo com seu segmento e riscos inerentes a ele, já que cada negócio possui características próprias.


Principais vantagens de ter um seguro empresarial


Existem diversas vantagens para aqueles que fazem a contratação de um seguro empresarial. Dentre todas, as mais importantes são:


- Tranquilidade de que não perderá seus bens patrimoniais;

- Seu negócio garantido sem grandes prejuízos;

- Proteção para todos os tipos de empresa;

- Flexibilidade de coberturas;

- Proteção para colaboradores, entre outros.


Em síntese, uma empresa com seguro terá isso refletido em seus negócios, investimentos e contratações. Até mesmo os colaboradores também serão beneficiados com segurança. Quem tem um negócio entende de todos os riscos que estão envolvidos todo o processo de trabalho. O crescimento da empresa traz valorização de todos os ativos, e um sinistro pode colocar todo o investimento em risco. Portanto, é importante que seu seguro ofereça tudo o que é necessário para uma proteção eficaz.


Quanto custa para você ter segurança nos seus negócios? A Ecar Corretora de Seguros tem diversas opções de seguros para sua empresa. Nossos especialistas têm todo know-how para te oferecer aquilo que faz sentido para o seu negócio e com o melhor custo benefício do mercado!

9 visualizações0 comentário