Buscar
  • Grupo Ecar

Seguro para Frota: saiba tudo sobre o melhor investimento para sua empresa

Hoje em dia ter um veículo já é um investimento grande, ter mais de um e ainda utilizá-los para o seu negócio é uma responsabilidade muito maior. Por isso não há como não ter um seguro para sua frota. O que você sabe sobre esse tipo de seguro? Neste artigo iremos tirar todas as dúvidas.


Na prática, o seguro de frota não tem diferenças significativas, se comparado com o seguro individual para veículos. As seguradoras normalmente costumam trabalhar com dois tipos de seguro para frotas: Grupos de Afinidade (que podem abranger veículos particulares ou de familiares dos segurados) e Apólices Coletivas (nessa modalidade, todos os veículos cobertos são de propriedade de um mesmo CNPJ, podendo ser adicionados novos veículos ao longo do tempo). Vamos entender um pouco como funciona?


Grupo de Afinidade


O seguro deste grupo pode ser contratado por um empregador ou uma associação constituída por empregados que sejam de uma mesma empresa. Sendo assim, a seguradora deverá emitir certificados de seguro individuais que serão distribuídos para todos os integrantes do grupo, apesar disso vale lembrar que existe apenas uma única apólice. De acordo com o sistema de cada seguradora, os dependentes dos associados podem, ou não, ser incluídos na apólice. Já o empregador poderá incluir seus próprios carros no seguro contratado.

O pagamento de cada seguro é realizado de maneira independente, na maioria das vezes pelos próprios empregados, mas, é possível que ele seja feito apenas pelo empregador – caso o seguro tenha sido contratado por ele – ou dividido entre empregador e empregados de acordo com critérios predefinidos em comum acordo.


Apólice coletiva


O seguro com apólice coletiva, consiste em uma única apólice responsável por assegurar muitos veículos ao mesmo tempo, ou seja, é emitida para uma única pessoa. Dessa forma, a cobrança é única, sem a necessidade de emitir certificados individuais. Ele é bastante utilizado por proprietários de frotas, seja pessoa jurídica ou física. Se o contrato da apólice coletiva foi feito por uma pessoa jurídica, é possível incluir também os veículos de diretores e de empresas subsidiárias ou coligadas, desde que sejam legalmente reconhecidas.


Vantagens do seguro Auto Frota


Como o investimento em carros ou qualquer outro veículo para uso empresarial é alto, é de grande importância ter um seguro. Especialmente em um contexto de infraestrutura rodoviária deficiente e segurança pública falha, essa necessidade se mostra ainda mais evidente nos dias de hoje. As vantagens são inúmeras e elencamos algumas delas:

  • Indenização por danos causados ao veículo, ou em casos de roubo ou furto;

  • Ressarcimento por danos pessoais ou materiais causados por veículos da empresa a terceiros;

  • Indenização para passageiros que se acidentam no veículo da empresa e seus beneficiários;

  • Possibilidade de cobrança da apólice apenas uma vez, tendo um único custo para sua emissão (ao invés de cobrar por cada veículo);

  • Fornece assistência aos ocupantes do veículo em casos de acidentes ou problemas mecânicos, elétricos, entre outros.


Seguro Transporte: quando é aconselhável?


Para este seguro, há a proteção por parte da empresa contratante de: prejuízos durante viagens ferroviárias, terrestres, aéreas ou marítimas, sejam elas nacionais ou internacionais, seja para importar ou exportar. O transporte de cargas no geral, é uma atividade delicada que envolve grandes riscos operacionais, como:

  • Acidentes;

  • Extravios;

  • Roubos;

  • Furtos de mercadoria;

  • Avarias.

O seguro de transporte destina-se a pessoa que tem o interesse em preservar o patrimônio contra os riscos inerentes à viagem, ou seja, qualquer pessoa que tenha o interesse segurável na carga a ser transportada.


No contrato de compra e venda, fica estabelecido a partir de que momento o interesse segurável passa do vendedor ao comprador da mercadoria. Esse seguro pode ser dividido em duas categorias: o transporte em si (contratado pelo dono da carga, o embarcador) e de responsabilidade civil (contratado pela transportadora responsável pela locomoção da carga). O seguro dedicado aos embarcadores cobre viagens nacionais (mercado interno) e internacional (importação e exportação). Enquanto o seguro do transportador, o de responsabilidade civil, oferece bastante coberturas que podem ser contratadas de acordo com o tipo de transporte.


Devo fazer um seguro transporte?

É extremamente aconselhável fazer um seguro de carga para seu transporte mesmo que não seja exigido por lei. Sua carga está exposta a muitos riscos ao passar por diferentes mãos, diferentes caminhões e ou diferentes portos.


Existem também fatores externos, como condições meteorológicas e de tráfego que podem prejudicar de alguma forma, portanto, quanto mais tempo estiver exposto ao risco, maior será a probabilidade de ser perdido, roubado ou danificado.

Problemas como desvio de cargas ou roubos, sumiço do veículo, cargas danificadas ou destruídas podem acontecer a qualquer momento, por isso o seguro oferece aos empresários todo o suporte necessário. Lembre-se que as coberturas são determinadas de acordo com:

  • Tipo de carga;

  • Atividade de atuação;

  • Percurso percorrido.

O seguro de transporte traz diversas possibilidades ao segurado e de é suma importância. Com uma corretora de seguros especializada trabalhando ao seu lado, você conseguirá fazer escolhas certas.


Vantagens da Ecar para sua frota


A Ecar Seguros oferece para sua empresa seguros adequados para os veículos de sua frota e, ainda, possibilita que os seus funcionários adquiram individualmente o seguro de seus automóveis (seguro Affinity). Tudo isso, com as melhores formas de pagamento do mercado e com a garantia dos maiores grupos seguradores do país.

A contratação do seguro auto frota, para os veículos de sua empresa ou de seus funcionários, oferece condições comerciais especiais. Sua empresa e seus funcionários estarão mais tranquilos e seus veículos muito mais protegidos.

Além das coberturas básicas, complementares e das opções de franquia, podem ser contratadas coberturas adicionais que deixam o seguro ainda melhor. O seguro auto frota também é ideal para veículos de carga e possuem serviços como assistência carga, socorro rápido e eficiente 24 horas por dia e as coberturas adicionais para Carroceria, Equipamentos e Diária de Paralisação.

Uma das principais vantagens em se contratar uma apólice de frota é que tudo é feito em um único momento, com muita comodidade e em condições mais favoráveis que a de seguros contratados individualmente, hoje em dia frotas a partir de 4 veículos já podem usufruir deste benefício.


Clique no botão "Contato" no menu superior e converse conosco para entender melhor como o seguro auto frota pode aprimorar a estratégia de gestão de frotas da sua empresa!

21 visualizações0 comentário