Buscar
  • Grupo Ecar

5 vantagens da automatização de processos do RH

Atualizado: 25 de mar.

A gente sabe que a tecnologia tem sido o maior apoio das grandes empresas no contexto atual. Mas quais as vantagens da automatização de processos do RH? A área que tem sido tão cobrada para atuar mais estrategicamente, precisa contar também com a tecnologia para otimizar suas atividades.


Automatizar processos significa otimizar atividades rotineiras por meio da tecnologia.


A automatização de processos, sem dúvidas, é uma das melhores formas de melhorar o desempenho do RH. Afinal, com auxílio da tecnologia torna-se possível gastar menos tempo com atividades consideradas burocráticas para a organização.


Empresas que terceirizam atividades de RH


Para uma empresa que terceiriza suas atividades de folha de pagamento e gestão de benefícios, as tecnologias mais avançadas de automação além de uma estrutura de consultoria estarão à serviço de seu negócio.


Isso irá propiciar soluções com maior agilidade, precisão e confiabilidade para suas atividades, resultando em um RH mais profissional e eficiente.


Logo, é necessário que o seu fornecedor de RH esteja totalmente preparado e ofereça seus serviços amparados pela tecnologia.


Vantagens da automatização de processos do RH


Na prática, contar com a tecnologia nos processos, traz diversos benefícios para as empresas. Confira 5 vantagens da automatização de processos do RH:


· Redução de custos

Ao automatizar, você garante que as atividades serão realizadas de maneira eficiente com a diminuição de erros que poderiam resultar em prejuízos como multas ou penalizações.


Através da automatização, também é possível ter uma equipe mais enxuta e produtiva, diminuindo a necessidade de contratação de pessoas.


· Mais segurança

Com apoio da tecnologia é realizado backup de informações importantes para armazenamento em nuvem. Também há a diminuição do risco de erros operacionais quando um software passa a cuidar de determinados processos.


As informações podem ser centralizadas, sendo possível acompanhar os dados da sua empresa em um único lugar. Além disso, a tecnologia permite o cumprimento de requisitos legais e regulamentos mais rigorosos, como por exemplo, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


· Diminuição de erros

Com a tecnologia certa que atenda as necessidades da sua empresa, os riscos de erros diminuem, isso porque os processos funcionam de maneira automática e passa a ser difícil esquecimentos, erros ou desvios. Com o eSocial, por exemplo, as informações são enviadas com uma chance muito pequena de erros.


· Otimização de tempo

Hoje percebemos que a frase “tempo é dinheiro” realmente é verdade. Com uma rotina processual menos manual e mais automatizada, o tempo da equipe é otimizado e outras tarefas podem ser priorizadas. Além de sobrar tempo, ainda há a redução de custos, o que já citamos acima.


· Agilidade e produtividade

Além de reduzir os riscos de erros, a automatização libera tempo para as pessoas serem mais produtivas em atividades estratégicas. Sendo assim todos se beneficiam com a tecnologia, já que ela melhora o engajamento dos colaboradores e aumenta a produtividade deles de maneira mais rápida e eficiente.


Agora que você já conhece os maiores benefícios de automatizar os processos da área de RH, continue acompanhado o Blog da Ecar e baixe agora mesmo um material exclusivo e gratuito com dicas de como ter uma área de RH engajada sem precisar investir muito dinheiro.


Caso tenha dúvidas com relação a automatização de processos e terceirização, entre em contato com nosso time de especialistas!


2 visualizações0 comentário