top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

A importância de um feedback bem estruturado para o desenvolvimento dos seus colaboradores

O feedback é importante porque permite que os funcionários entendam o que estão fazendo bem e o que precisa ser melhorado. O feedback também fornece aos funcionários um senso de direção e motivação para melhorar seu desempenho.


Alguns benefícios de dar feedback aos funcionários incluem:


- Melhor desempenho: ao fornecer feedback aos funcionários, eles podem aprender em quais áreas precisam trabalhar e fazer as alterações necessárias. Isso pode levar a um melhor desempenho ao longo do tempo.


-Maior satisfação no trabalho: Colaboradores que sentem que seus esforços estão sendo reconhecidos e que seu desenvolvimento é uma prioridade são mais propensos a estarem satisfeitos com seu trabalho.


- Maiores taxas de retenção: quando os funcionários se sentem apoiados em seu desenvolvimento, é mais provável que permaneçam na empresa a longo prazo.


Dê feedback de forma eficaz.


Quando se trata de dar feedback, há algumas coisas importantes a serem lembradas para garantir que ele seja eficaz. Primeiro, o feedback deve ser oportuno. Se você esperar muito tempo para dar feedback, será menos impactante e mais difícil lembrar as especificidades do que aconteceu. Em segundo lugar, o feedback deve ser específico e objetivo. Isso significa evitar comentários gerais como "bom trabalho" ou "bom trabalho". Em vez disso, concentre-se em comportamentos ou ações específicos que você observou e por que eles tiveram um impacto positivo. Finalmente, o feedback deve ser dado de forma respeitosa e profissional. Evite fazer ataques pessoais ou rebaixar a pessoa a quem você está dando feedback.


Evitando erros comuns.


Existem alguns erros comuns que as pessoas cometem ao dar feedback que podem prejudicar sua eficácia. Uma é conhecida como a "técnica do sanduíche", que envolve a crítica entre dois elogios na tentativa de suavizar o golpe. Isso muitas vezes sai pela culatra, pois a crítica se perde na mistura e pode parecer insincera. Outro erro é chamado de "lua de mel", que é quando você dá um feedback excessivamente positivo no início e depois o retém mais tarde, levando a um sentimento de decepção ou frustração. É importante evitar essas armadilhas sendo honesto, consistente e claro com seus comentários.


Aproveitando ao máximo o feedback.


Uma das melhores maneiras de incentivar os funcionários a fazer uso do feedback é promover uma mentalidade de crescimento no local de trabalho. Uma mentalidade de crescimento é a crença de que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de esforço, bom ensino e aprendizado com os erros (Dweck, 2006). Isso contrasta com uma mentalidade fixa, que sustenta que a inteligência e as habilidades são estáticas e não podem ser alteradas.

Existem algumas coisas importantes que você pode fazer para promover uma mentalidade de crescimento em seu local de trabalho:

Incentive os funcionários a assumir tarefas e atribuições desafiadoras: isso os ajudará a ver que podem se esforçar e desenvolver novas habilidades assumindo tarefas que estão fora de sua zona de conforto.


Ofereça oportunidades para o desenvolvimento dos funcionários: Os funcionários precisam saber que há oportunidades para eles crescerem dentro da empresa. Certifique-se de fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento que permitam que os funcionários desenvolvam novas habilidades.


Dê feedback aos funcionários que se concentre em seus esforços: o feedback deve se concentrar no que os funcionários fizeram bem e no que eles podem melhorar, em vez de simplesmente elogiá-los ou criticá-los. Por exemplo, em vez de dizer “você fez um ótimo trabalho”, tente “Percebi que você trabalhou duro para terminar o projeto no prazo”. Esse tipo de feedback ajudará os funcionários a ver que seus esforços estão valendo a pena e os incentivará a continuar trabalhando duro.


Criando um ambiente propício ao feedback.


Para que o feedback seja eficaz, ele precisa ser dado em um ambiente em que os funcionários se sintam à vontade para recebê-lo. Aqui estão algumas dicas para criar esse ambiente:


Certifique-se de que todos estejam cientes da importância de dar e receber feedback: O feedback deve ser visto como algo positivo que pode ajudar as pessoas a crescer e se desenvolver. Todos na organização devem estar cientes disso e devem ser incentivados a dar e receber feedback com frequência.


Promova a comunicação aberta: os funcionários devem sentir que podem se comunicar abertamente com seus gerentes e colegas sem medo de julgamento ou represália. Isso ajudará a criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para dar e receber feedback.


Incentive a crítica construtiva: a crítica deve ser vista como útil, não prejudicial. Incentive os funcionários a fazer críticas construtivas que sejam específicas, objetivas e acionáveis.


Dar feedback aos funcionários é uma das coisas mais importantes que um gestor/líder pode fazer para ajudá-los a se desenvolver. No entanto, nem sempre é fácil dar feedback de forma eficaz. Seguindo as dicas desta postagem do blog, queremos ajudar você a garantir que seus funcionários recebam o feedback de que precisam para crescer e se desenvolver em suas carreiras.


Continue acompanhando nosso blog e receba conteúdos como esse que podem te ajudar no dia a dia desafiador da liderança de pessoas!

4 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page