Buscar
  • Grupo Ecar

Brasil terá novo modelo de CNH em 2022

Atualizado: 25 de mar.

A carteira de habilitação irá ganhar um novo design neste ano de 2022. O novo modelo de CNH entra em vigor no dia primeiro de junho de acordo com a resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito.


Vale lembrar que a mudança irá acontecer aos poucos, então não há a necessidade de pressa para trocar a sua CNH pelo novo modelo. Ou seja, se ela estiver dentro da validade, o novo modelo será emitido quando houver a renovação da carteira de motorista.


Novo design


A versão reformulada da habilitação, terá o verde e o amarelo como cores predominantes, além de trazer uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista pode conduzir.


O modelo terá um quadro com uma imagem do veículo e a letra correspondente a cada categoria e uma indicação apontando se o proprietário da CNH está habilitado a dirigir aquele veículo.


Tecnologia


Desde 2017, as CNHs emitidas possuem um QR Code para armazenar todas as informações do documento, incluindo foto do condutor.


Como a tecnologia muda tudo a cada dia, a CNH também foi impactada. Agora ela pode ser expedida por meio físico e digital.

A digital é opcional e não exclui a versão impressa. As vantagens da CNH digital são:

· Não é necessário ir ao Detran, ela pode ser gerada pelo celular e gratuitamente;

· O processo é rápido, em torno de 20 minutos e o documento é liberado na hora;

· O documento digital pode ser acessado pelo celular, mesmo sem conexão com a internet;

· Você não corre o risco de receber uma multa caso esqueça a CNH impressa em casa.


De acordo com o site do Detran, com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT - Carteira Nacional de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo federal).

Por que CNH terá novo modelo?


O principal objetivo para a mudança do modelo de CNH é criar mecanismos de segurança a fim de evitar falsificações. Agora o documento terá tinta que brilha no escuro e itens visíveis somente sob luz ultravioleta para garantir a autenticidade.


Outro ponto importante é agrupar mais informações sobre o condutor e por último, aproximar o documento brasileiro do padrão que é utilizado internacionalmente.


Gostou desse conteúdo? Então fique atento ao Blog da Ecar e se atualize sempre com as principais notícias deste mercado.

3 visualizações0 comentário