top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Como e por que aplicar um questionário de saúde mental no trabalho?

A saúde mental no trabalho é um tema que ganha cada vez mais destaque, principalmente por ser uma área com grandes desafios qualitativos. Esse fenômeno se justifica pela percepção de que essa é uma área com grandes desafios qualitativos.


Porém, iniciativas para oferecer suporte na saúde mental dos colaboradores só serão bem-sucedidas se forem planejadas. Essa é uma das razões pelas quais as empresas estão se voltando para aplicar questionários de saúde mental nas organizações. Entender os principais benefícios dessa ferramenta pode ser o primeiro passo para colocá-la em prática, principalmente quando se busca transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais saudável


A preocupação e a busca por uma visão mais clara sobre a saúde mental no trabalho se justificam pela percepção de que essa é uma área com grandes desafios qualitativos.


A importância de se ter uma visão clara da saúde mental dos trabalhadores justifica-se pela percepção de que esta é uma área com grandes desafios. Além de diversos aspectos relacionados a fatores sociais, econômicos e culturais, há também questões relacionadas à saúde que podem ser consideradas intrínsecas ao ambiente de trabalho; isso envolve riscos para nossos funcionários, que podem sofrer de doenças crônicas ou até mesmo ficar incapacitados por causa de seus empregos.


O problema não se relaciona apenas com o que acontece dentro das empresas, mas também fora delas: em muitos casos, as pessoas não reconhecem o estresse que passam todos os dias no trabalho até experimentarem algum tipo de síndrome de burnout ou outro transtorno mental.


para solucionar isso as empresas podem se voltar para ferramentas que fazem de um conjunto maior de estratégias, incluindo:

  • Programas especiais que buscam melhorar o ambiente do trabalho;

  • Consultoria para desenvolver programas destinados às necessidades individuais; e

  • Formação para capacitar os líderes e gestores a lidarem com questões ligadas à saúde mental no local de trabalho.


Entender os principais benefícios dessa ferramenta pode ser o primeiro passo para colocá-la em prática, principalmente quando se busca transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais saudável.


Questionários de saúde mental podem ajudar a identificar problemas de saúde mental, tais como ansiedade, depressão e pensamentos negativos. Os questionários são elaborados de forma a detectar problemas comuns que afetam a qualidade de vida das pessoas no ambiente profissional.


Benefícios


O questionário é uma ferramenta simples e prática para facilitar o diálogo entre os colaboradores e a gerência da empresa. Ele é capaz de garantir maior segurança para colaboradores com possíveis problemas mentais ou comportamentais que poderiam provocar distúrbios na empresa e em sua vida. Por meio do questionário, as organizações conseguem identificar quais trabalhadores estão mais sujeitos às pressões do ambiente de trabalho e seus desafios pessoais (por exemplo: familiares dependentes), ou até mesmo indivíduos que já apresentaram comportamentos ruins em outros lugares, mas não foram eliminados por causa da falta de evidências convincentes.


É importante levar em consideração que cada organização possui características únicas e que essa adaptação deve ser levada em conta também nos questionários.


A saúde mental, assim como o bem-estar em geral, são temas de grande relevância para nós e para as organizações.



132 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page