top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Como evitar as distrações no trânsito e aumentar a segurança do condutor da sua frota?

A distração no trânsito é uma das principais causas de acidentes no mundo.


Uma olhadinha no celular, mudar a estação de rádio, atender uma ligação ou até mudar a rota no GPS são atitudes simples e corriqueiras que podem desviar a sua atenção e causar acidentes graves.


Para você conhecer mais sobre os principais riscos da desatenção no trânsito e entender a importância de uma direção segura e consciente preparamos este conteúdo:


Como reduzir a negligência no trânsito?


Sabemos que às vezes pode ser difícil se livrar completamente dos dispositivos eletrônicos e das distrações do dia a dia, mas manter o foco e dirigir é fundamental para reduzir o número de acidentes e garantir a segurança.


Reforce a importância de não utilizar o telefone enquanto está na direção


Segundo levantamento da Abramet, o celular é a principal distração do trânsito no Brasil. De acordo com o G1, mais de 246 mil motoristas serão multados por usar o celular enquanto dirigem em 2021, com cerca de 28 infrações por hora.


Apesar de não ser considerado crime de trânsito, o código de trânsito brasileiro proíbe o uso de celular ao dirigir, e foi considerada uma infração gravíssima, com multa de 293,47 reais e 7 pontos aplicados na CNH.


Para evitar perdas e, principalmente, comprometer a segurança dos motoristas e demais cidadãos,é importante deixar o aparelho desligado ou em modo avião, para evitar distrações e não caírem na tentação de verificar aquela notificação que acabou de chegar.


As ligações em viva-voz também devem ser evitadas, pois como já falamos anteriormente, a distração cognitiva reduz a atenção na via, podendo causar acidentes.

Não consuma bebidas ou drogas


Todos sabem que o uso de bebida alcoólica ou drogas entorpecentes não combinam com a direção, pois afetam diretamente o sistema cognitivo do condutor, deixando o tempo de reação mais lento e afetando a percepção.


Além do risco de segurança, o valor da multa para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. O motorista também perde o direito de dirigir por um ano.


Adote uma direção defensiva


O ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas , que encontramos nas vias de trânsito é o modo mais gentil de transformar o trânsito em um lugar mais seguro.


Outras medidas importantes neste sentido são: manter a distância segura do veículo à frente, evitar ultrapassagens forçadas, respeitar o limite de velocidade e reduzir a atenção em casos extremos como chuva e neblina.



6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page