top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Como evitar multas de trânsito: dicas para os motoristas

Ninguém gosta de receber uma multa de trânsito, não é verdade?. Elas não apenas adicionam pontos à sua habilitação, mas também vêm com valores nada agradáveis.. Mas existem maneiras de evitar multas de trânsito. Ao seguir algumas dicas simples, você pode garantir a permanência no lado certo da lei enquanto estiver ao volante.


Obedeça às regras de trânsito.


Siga o limite de velocidade.

A melhor maneira de evitar uma multa de trânsito é obedecendo aos limites de velocidade estabelecidos. Os limites de velocidade são estabelecidos por um motivo e é importante segui-los para manter você e os outros seguros na estrada e demais vias de trânsito. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com vítimas fatais, por isso é fundamental que cada um faça sua parte no cumprimento do limite de velocidade.


Não passar no sinal vermelho.


Outra maneira de evitar uma multa de trânsito é não passar no sinal vermelho. Isso pode parecer uma regra óbvia a ser seguida, mas muitas pessoas ainda optam por ignorá-la. Não só é perigoso passar o sinal vermelho, mas também é contra a lei. Se você for pego no semáforo vermelho, provavelmente receberá uma multa de trânsito, além dos pontos na habilitação e estará colocando sua a vida e a de outras pessoas em risco.


Não estacione em áreas sem estacionamento.


Estacionar em áreas sem estacionamento não é apenas ilegal, mas também pode ser perigoso. Se você estacionar em uma área que não é destinada ao estacionamento, pode estar bloqueando o tráfego ou causando um acidente. Além disso, você provavelmente receberá uma multa de estacionamento se for pego estacionado em uma área sem estacionamento. Para isso não acontecer procure deixar o veículo em estacionamentos e/ou procure áreas destinadas a essa finalidade, mas lembre-se de colocar o cartão de zona azul/estacionamento, senão já sabe, vem multa por aí!


Seja um motorista defensivo.


Esteja ciente de seu entorno. A direção defensiva significa estar sempre atento ao que está acontecendo na estrada ao seu redor. Isso significa manter os olhos abertos para possíveis perigos e estar preparado para reagir a eles com rapidez e segurança.

Uma maneira de ficar alerta enquanto dirige é ter certeza de que está bem descansado antes de pegar o volante. Se estiver cansado, faça uma pausa ou encoste e descanse antes de continuar sua jornada. Também é importante evitar distrações durante a condução, como falar ao telefone, responder mensagens ou mudar de estação de rádio.

Outro aspecto importante da direção defensiva é estar ciente dos outros motoristas na estrada. Isso inclui prestar atenção ao seu comportamento e antecipar suas ações. Por exemplo, se você vir um motorista batendo na traseira de outro veículo, esteja preparado para frear repentinamente e sinalizar aos demais motoristas para que você e eles também não colidam.


Feche o porta-malas

.

Deixar o porta-malas aberto pode ser perigoso por vários motivos. Primeiro, pode bloquear sua visão pela janela traseira, tornando mais difícil ver o que está acontecendo atrás de você. Em segundo lugar, um porta-malas aberto pode pegar vento e fazer com que seu carro se desvie do curso, causando até um capotamento.


Finalmente, se você estiver envolvido em um acidente, um porta-malas aberto pode atuar como uma catapulta, impulsionando passageiros e bagagens para frente em alta velocidade e aumentando o risco de ferimentos ou morte.


Use os piscas.


Usar os piscas corretamente é uma das coisas mais simples e importantes que você pode fazer para ser um motorista seguro. Os sinais de mudança de direção permitem que outros motoristas saibam quando você pretende virar ou mudar de faixa para que eles possam ajustar sua velocidade e posição de acordo. Deixar de usá-los aumenta o risco de ocorrer um acidente porque outros motoristas não estarão esperando sua manobra.


Mantenha seu carro em boas condições.


Verifique seus pneus. Eles são uma das partes mais importantes do seu carro e o mantém conectado à estrada e permite que você pare e faça curvas com segurança. É importante verificar seus pneus regularmente para se certificar de que eles estão inflados corretamente e têm banda de rodagem suficiente. Você mesmo pode verificar seus pneus com um calibrador de pneus ou levá-los a um borracheiro.


Verifique seus freios. Outro importante recurso de segurança do seu carro. Você deve verificá-los regularmente para se certificar de que estão em boas condições de funcionamento. Os sinais de que seus freios precisam ser verificados incluem chiados ou ruídos ao frear, uma sensação de instabilidade ao frear ou uma mudança na maneira como o carro para. Você pode levar seu carro a um mecânico para verificar os freios.

Lembre-se que as verificações devem ocorrer no mínimo a cada 1 ano ou 10.000 km rodados, mas se você tiver um uso mais severo dos veículos é sugerido que isso aconteça em menor prazo.


Mantenha seus faróis limpos.


Os faróis ajudam você a enxergar à noite e com mau tempo, mas também podem ajudar outros motoristas a vê-lo. É importante mantê-los limpos para que possam funcionar corretamente. Você pode limpar seus faróis com água e sabão ou com um limpador de farol de sua loja de automóveis local.


Seguindo as dicas acima, os motoristas podem evitar multas de trânsito e ajudar a manter nossas estradas seguras. Obedeça às regras de trânsito, seja um motorista defensivo e mantenha seu carro em boas condições para evitar ser multado. Mas lembre-se, mesmo os melhores motoristas podem ser multados – portanto, sempre dirija com cuidado!



6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page