top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Saiba como fazer um cálculo de rota para a sua frota.

Quando se trata de gerenciamento de frotas, há muitas coisas que o gestor de frota deve considerar, não é mesmo?


Entre elas temos número de veículos disponíveis, incluindo seu tipo e capacidade;


Neste texto, você vai aprender por que o cálculo de rota é tão importante e se é possível fazê-lo, seja no papel, pela internet ou em um sistema especializado.


Siga a leitura e confira!


A distância entre cada local de coleta;


Após nos certificarmos de que todas variáveis sejam consideradas, podemos passar ao cálculo da melhor rota possível utilizando um serviço de roteamento externo especializado neste campo. Entretanto, se você tiver um grande número de veículos com diferentes tipos e capacidades, este processo pode ser muito complicado.


A primeira coisa que você precisa fazer é determinar quantas viagens você quer que sua frota faça em um dia. Este número dependerá de seu modelo de negócio e que tipo de serviço você oferece aos clientes, mas muitas vezes é entre 10-20 viagens por dia.


Em seguida, pense em quanto tempo cada viagem deve ser - quanto mais curtas forem, mais rápido serão concluídas (e, portanto, mais eficientes). Em seguida, considere quantas paradas cada veículo precisa fazer em sua viagem entre os pontos de coleta e entrega: se houver muitas paradas ao longo deste caminho, então pode levar mais tempo do que o necessário; se não houver paradas suficientes, então alguns clientes podem perder a coleta/entrega!


Uma vez levados em conta estes fatores, podemos passar a calcular a distância entre locais, bem como o tempo entre a carga e a descarga de mercadorias nos veículos - ambos fatores importantes no planejamento das rotas.


O processo de cálculo de rotas pode ser realizado em duas fases, que se complementam e permitem alcançar melhores resultados.


A primeira fase do processo de cálculo da rota é a verificação da capacidade do veículo. Isto pode ser feito manual ou automaticamente, dependendo de suas necessidades. Caso você queira realizar esta tarefa com um serviço de roteamento externo.


Em qualquer caso, uma vez que sabemos quantos passageiros precisam ser transportados ao longo de cada linha, podemos proceder ao cálculo de seu trajeto ideal.


O processo de cálculo de rotas:


Na primeira fase, você precisa ter certeza de que seus veículos têm capacidade suficiente para a viagem. É importante não apenas verificar o peso do veículo, mas também sua distribuição de peso e quanto espaço é deixado dentro dele após o carregamento.


O processo de cálculo de uma rota é um processo em duas etapas. Na primeira fase, você precisa ter certeza de que seus veículos têm capacidade suficiente para a viagem. É importante não apenas verificar o peso do veículo, mas também sua distribuição de peso e quanto espaço é deixado dentro dele após o carregamento.


Em uma segunda etapa, utilizaremos um serviço de roteamento externo especializado neste campo. Isto nos permite integrar facilmente nosso próprio software com seus serviços e construir rotas dinâmicas com base em dados ao vivo dos operadores de frotas ou clientes que desejam otimizar seus processos logísticos através de soluções de software de otimização de rotas.


Uma vez concluída esta tarefa, você pode passar para o cálculo da melhor rota possível, utilizando um serviço de roteamento externo especializado nesse campo.


O cálculo da rota é uma das atividades mais importantes do dia-a-dia de um gerente de frota. Ele considera diversas variáveis em sua execução e pode ser realizado em duas fases: primeira fase: os veículos têm capacidade suficiente para a viagem; segunda fase: todas as capacidades dos veículos são otimizadas com base em janelas de tempo e custos.


Após completar as etapas acima, você deverá ser capaz de encontrar uma rota que atenda às suas exigências. Isto pode ser feito utilizando um serviço de roteamento externo especializado neste campo.


Conheça a Ecar Fleet:


A Ecar Fleet gerencia toda a operação de sua frota em plataforma digital, e para a melhor gestão da sua frota, disponibilizamos o sistema de gestão integrada a softwares visando apresentar um panorama completo dos veículos da sua empresa, elevando o patamar de análise e possibilitando um gerenciamento mais eficiente com foco no uso inteligente de recursos e redução de gastos.



3 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page