top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Como prevenir o câncer de mama: 10 dicas para um estilo de vida saudável


O câncer de mama é o segundo câncer mais comum em mulheres em todo o mundo e a principal causa de morte por câncer em mulheres. Embora as taxas de câncer de mama estejam aumentando, a boa notícia é que existem medidas que você pode tomar para diminuir o risco.


Aqui estão 10 dicas para um estilo de vida saudável que pode ajudar a prevenir o câncer de mama.


1. Mantenha um peso saudável.


Tenha uma dieta saudável.


Há muitas coisas que você pode fazer para manter um peso saudável e uma das mais importantes é comer uma dieta saudável. Uma dieta saudável inclui muitas frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Também é importante limitar alimentos processados, bebidas açucaradas e gorduras não saudáveis. Ter uma dieta saudável pode ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável, reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, e promover a saúde geral.


Exercite-se regularmente.


Além de comer uma dieta saudável, o exercício regular é outro componente fundamental para manter um peso saudável. O exercício ajuda a queimar calorias e pode levar à perda ou manutenção do peso. Ele também tem vários outros benefícios, incluindo reduzir o risco de doenças crônicas, melhorar sua saúde mental e humor e aumentar seus níveis de energia. Procure fazer pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada (como caminhada rápida) na maioria dos dias da semana. Se você não conseguir fazer isso de uma só vez, poderá dividi-lo em partes menores ao longo do dia.


2. Evite o excesso de álcool.


Limite o consumo de álcool.


A American Cancer Society recomenda que as mulheres limitem sua ingestão de álcool a não mais que uma bebida por dia. Beber mais do que isso aumenta o risco de desenvolver câncer de mama.


Evitar o consumo excessivo de álcool.


O consumo excessivo de álcool é definido como mais de três doses por dia. As mulheres que consomem essa quantidade de álcool têm um risco maior de desenvolver câncer de mama do que aquelas que bebem menos.


3. Não fume.


O tabagismo é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de mama. As mulheres que fumam têm um risco maior de desenvolver câncer de mama do que as mulheres que não fumam. Se você fuma atualmente, parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a parar, incluindo aconselhamento, medicação e grupos de apoio.


Evite a exposição ao fumo passivo.


Mesmo que você não fume, a exposição ao fumo passivo ainda pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama. Se você mora com alguém que fuma, tente criar um ambiente livre de fumo em sua casa. Você também deve evitar passar tempo em locais onde é comum fumar, como bares e clubes.


4. Evite luz solar direta.


Fique na sombra.


Quando estiver do lado de fora, tente ficar na sombra o máximo possível. Use um chapéu de abas largas ou um guarda-chuva quando estiver sob luz solar direta. Você também pode comprar roupas com proteção UV incorporada.


Use protetor solar.


Sempre que você sair ao sol, certifique-se de passar o protetor solar. Aplique-o generosamente e reaplicado a cada duas horas, ou mais frequentemente se estiver suando ou nadando.


5. Faça exames médicos regulares.


Agende um exame de mama.


É importante fazer exames médicos regulares e exames de mama para detectar o câncer de mama precocemente. Um exame de mama pode ser realizado por um profissional de saúde ou autoexame. Durante um exame clínico da mama, um médico ou enfermeira sentirá seus seios e axilas em busca de nódulos ou alterações anormais. Um autoexame pode ser feito no chuveiro ou deitado, e envolve sentir seus seios em busca de nódulos ou alterações na textura. Se você notar algo incomum, não deixe de marcar uma consulta com seu médico.


Faça uma mamografia.


A mamografia é um raio-x da mama que pode ajudar a detectar tumores pequenos demais para serem palpados. Recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos façam uma mamografia todos os anos. Se você tem um histórico familiar de câncer de mama, pode ser necessário começar a fazer mamografias mais cedo. Você também deve conversar com seu médico sobre a frequência com que você precisa fazer uma mamografia com base em seus fatores de risco pessoais.


6. Conheça seu histórico familiar.


Converse com seus parentes sobre sua história familiar.


É importante saber se alguém da sua família teve câncer de mama. Se assim for, você pode estar em maior risco de desenvolver a doença. Converse com seus pais, avós, tias e tios para descobrir se alguém da sua família teve câncer de mama.


Procure aconselhamento genético se necessário.


Se você tem um forte histórico familiar de câncer de mama, pode procurar aconselhamento genético. Um conselheiro genético pode ajudá-lo a entender seus riscos e tomar decisões informadas sobre as medidas de triagem e prevenção.


7. Limite sua exposição a toxinas ambientais.


Evite pesticidas e herbicidas.


Pesticidas e herbicidas são produtos químicos usados para matar pragas e ervas daninhas. Eles podem ser encontrados em muitos produtos domésticos, como repelentes de insetos, herbicidas e coleiras de pulgas. Alguns desses produtos químicos podem aumentar o risco de câncer de mama. Se você usá-los, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções no rótulo.


Limite sua exposição a produtos químicos domésticos.


Produtos de limpeza domésticos, como alvejantes e detergentes, podem conter substâncias químicas nocivas que podem aumentar o risco de câncer de mama. Ao usar esses produtos, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções no rótulo. Você também pode reduzir sua exposição escolhendo produtos de limpeza verdes feitos com ingredientes naturais.

8. Amamente seus bebês.


Amamente se puder.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mães amamentem seus bebês. O aleitamento materno traz muitos benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. É a maneira mais saudável de alimentar um bebê e ajuda a protegê-lo de infecções. Também ajuda a reduzir o risco de certas doenças crônicas, como obesidade e diabetes tipo 2.


Extraia o leite materno se não conseguir amamentar.


Se não conseguir amamentar, pode extrair o leite materno manualmente ou com uma bomba. Você pode então armazenar seu leite em garrafas ou sacos para uso posterior. Extrair leite não é tão benéfico quanto amamentar, mas ainda é muito melhor do que dar fórmula ao seu bebê.


9. Evite usar terapia de reposição hormonal.


Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios.


A terapia de reposição hormonal (TRH) é um tratamento usado para aliviar os sintomas da menopausa em mulheres. Ele substitui os hormônios que não estão mais sendo produzidos pelos ovários. A TRH pode ser tomada na forma de pílulas, adesivos, géis ou cremes.

Existem vários riscos associados à TRH, incluindo um risco aumentado de câncer de mama, câncer de endométrio e coágulos sanguíneos. Alguns dos benefícios da TRH incluem alívio de ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal. Se você está considerando a TRH, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios para que você possa tomar uma decisão informada. Existem também outras formas de terapia que podem ser usadas para aliviar os sintomas da menopausa, como mudanças no estilo de vida e suplementos de ervas.


10. Faça exercícios regulares.


Exercite-se por pelo menos 30 minutos por dia.


A American Cancer Society recomenda que os adultos façam pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios de intensidade vigorosa por semana. Atividades de intensidade moderada incluem caminhar, nadar ou andar de bicicleta em um ritmo lento. Atividades de intensidade vigorosa incluem correr, jogar tênis ou fazer aeróbica.


Você não precisa fazer todos os seus exercícios de uma só vez. Você pode dividi-lo em pedaços menores de tempo ao longo do dia. Por exemplo, você pode caminhar por 30 minutos de manhã e à noite. Ou você pode fazer três sessões de 10 minutos ao longo do dia. Apenas certifique-se de aumentar sua frequência cardíaca e suar por pelo menos 10 minutos para obter o máximo benefício da atividade.


Escolha uma atividade com a qual você provavelmente se apegue para que se torne parte de sua rotina regular. Se você odeia correr, não se esforce para fazê-lo apenas porque é bom para você. Existem muitas outras atividades que podem fornecer benefícios semelhantes sem deixá-lo infeliz no processo. Encontre algo que você goste e torne-o parte de sua vida, para que se torne uma segunda natureza e permaneça ativo regularmente.


Estas são apenas algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. No entanto, é importante lembrar que nenhuma mudança é garantida para prevenir a doença. A melhor maneira de reduzir o risco é adotar o maior número possível de hábitos saudáveis. Então comece hoje e assuma um compromisso com a sua saúde!


3 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page