top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Conheça dicas de ouro para cuidar das AETs (Autorizações Especiais de Trânsito) da sua empresa!

Nosso time de especialistas da Ecar Despachante reuniu uma série de dicas valiosas para apoiar a sua empresa a cuidar das AETs (Autorizações Especiais de Trânsito) da forma correta! Confira abaixo:


AETs Federais e os seus detalhes!


Caso sua empresa possua veículos com necessidade de trafegar apenas em rodovias federais, você precisa acessar o site do DNIT. Veja no link abaixo um passo-a-passo que vai te apoiar no esclarecimento de informações valiosas (https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/infraestrutura-rodoviaria/aet/passo-a-passo-para-solicitacao-de-aet).


É importante sempre ficar atento aos seguintes pontos: cadastramento da sua empresa, envio de documentação solicitada e acompanhamento da emissão da certidão. É fundamental que sua empresa tenha todas as informações e medidas do veículo, pois este é ponto importante no processo de emissão da Autorização Especial de Trânsito.


AETs Estaduais, fique atento!


Agora se o veículo for trafegar em uma rodovia estadual, o cenário fica um pouco mais complicado! Em casos como este, você terá que emitir uma AET para cada estrada federal que o veículo transitar, desta forma, os órgãos responsáveis por estas certidões são os DER’s (Departamentos de Estradas e Rodagem) de cada Estado. Trabalho este que vai demandar bastante organização do seu time para contemplar todos os estados que seus veículos trafegam.


Outro ponto importante, vale ficar atento em relação à necessidade de apresentação de projetos com autorização de engenheiros mecânicos para a liberação de alguns tipos de AETs que variam de acordo com a carga, tipo do veículo, dimensão, e demais especificidades!


Precisa de um parceiro forte para resolver todos estes detalhes para sua frota?


Fique em paz, a Ecar Despachante coloca à disposição da sua empresa equipe de profissionais para te ajudar na obtenção de licenças especiais para transportes excedentes.



11 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page