Nosso time de especialistas da Ecar Despachante reuniu uma série de dicas valiosas para apoiar a sua empresa a cuidar das AETs (Autorizações Especiais de Trânsito) da forma correta! Confira abaixo:
AETs Federais e os seus detalhes!
Caso sua empresa possua veículos com necessidade de trafegar apenas em rodovias federais, você precisa acessar o site do DNIT. Veja no link abaixo um passo-a-passo que vai te apoiar no esclarecimento de informações valiosas (https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/infraestrutura-rodoviaria/aet/passo-a-passo-para-solicitacao-de-aet).
É importante sempre ficar atento aos seguintes pontos: cadastramento da sua empresa, envio de documentação solicitada e acompanhamento da emissão da certidão. É fundamental que sua empresa tenha todas as informações e medidas do veículo, pois este é ponto importante no processo de emissão da Autorização Especial de Trânsito.
AETs Estaduais, fique atento!
Agora se o veículo for trafegar em uma rodovia estadual, o cenário fica um pouco mais complicado! Em casos como este, você terá que emitir uma AET para cada estrada federal que o veículo transitar, desta forma, os órgãos responsáveis por estas certidões são os DER’s (Departamentos de Estradas e Rodagem) de cada Estado. Trabalho este que vai demandar bastante organização do seu time para contemplar todos os estados que seus veículos trafegam.
Outro ponto importante, vale ficar atento em relação à necessidade de apresentação de projetos com autorização de engenheiros mecânicos para a liberação de alguns tipos de AETs que variam de acordo com a carga, tipo do veículo, dimensão, e demais especificidades!
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Fique em paz, a Ecar Despachante coloca à disposição da sua empresa equipe de profissionais para te ajudar na obtenção de licenças especiais para transportes excedentes.
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