top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Dicas de ouro para aumentar a motivação no ambiente de trabalho

O engajamento dos funcionários é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. É fundamental para o aumento da produtividade, a satisfação com o trabalho (e a empresa), além de gerar melhores relacionamentos.


Neste artigo você vai ver os pontos de atenção que o ambiente desmotivado gera, também, entender como o RH pode trabalhar a favor da motivação dos funcionários e aprender algumas dicas fundamentais para a sua manutenção.


Identifique o desinteresse no trabalho


A negatividade no trabalho pode ser um problema sério quando os líderes e o RH não estão prestando atenção, pois uma pessoa negativa pode afetar todos ao seu redor.


Entender quais colaboradores não estão motivados para desempenhar suas funções nem sempre é uma tarefa simples. Requer observação e compreensão da personalidade de cada indivíduo e do contexto que este está inserido. No entanto, alguns comportamentos podem deixar isso mais claro:


  • Quedas de produtividade

  • Comparecimento

  • Absentismo

  • Continue reclamando

  • Conflito de relacionamento


É comum que as emoções negativas apareçam em mais de um dos comportamentos acima. Mas além de identificar quais funcionários são assim, vale a pena investigar o que exatamente causou a aparente frustração.


A boa notícia é que para cada um dos problemas acima, existe uma solução compatível! E é muito importante conhecer cada um deles para corrigi-los ou evitar que se estabeleçam na equipe.


Conheça os membros da sua equipe


O ponto de partida para melhorar a motivação no trabalho é identificar as características de personalidade da equipe profissional que trabalha na empresa. Isso é fundamental porque pessoas diferentes têm diferentes tipos de motivação.


Esse recurso é um pré-requisito para todos os outros recursos. Sem conhecer essas pessoas a fundo, você corre o risco de aplicar técnicas ineficazes.


Pessoas sensíveis e introspectivas se sentem pressionadas a estabelecer metas constantes. Por outro lado, as pessoas que são motivadas quando confrontadas com desafios são muitas vezes motivadas por objetivos.


Mães ou pais e adultos mais velhos podem estar mais interessados ​​em um plano de saúde mais robusto, enquanto os adultos mais jovens podem querer bons treinamentos para crescer na sua área de atuação.


Melhore o ambiente de trabalho


Pessoas estressadas, ansiosas e depressivas estão quimicamente menos estimuladas para trabalhar. Como o ambiente de trabalho é um local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia, é muito importante que os funcionários se sintam acolhidos, respeitados e valorizados.


Estimule uma cultura de feedbacks


Para pessoas recém-contratadas talvez isso não faça tanta diferença, porque elas ainda estão absorvendo todas as novidades da empresa; mas à medida que a empolgação inicial passa, elas precisarão de novos estímulos para se manterem motivadas. Faça questionários anônimos para ver se os feedbacks estão realmente sendo positivos ou se também é importante treinar as lideranças com ferramentas como inteligência emocional ou comunicação não-violenta para que essa política seja realmente vantajosa.


Crie metas


Nem todas as pessoas se dão bem com metas para isso a importância de conhecê-los individualmente, mas é verdade que as metas são um grande estímulo para grande parte das pessoas. Mas, para que as metas funcionem, é importante que elas sejam razoáveis. que essa política seja realmente vantajosa.


Uma boa maneira de traçar metas que sejam positivas é aplicar a metodologia SMART. De maneira bem resumida, isso significa que elas precisam ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Ofereça ótimos benefícios


Investir no bem-estar do colaborador é cada vez mais uma obrigação das empresas que querem ver o negócio prosperando. Esse cuidado influencia uma série de outros aspectos, como a atração e retenção de talentos, a imagem que os funcionários têm da empresa e, claro, estimula o engajamento no trabalho.



Se você gostaria de oferecer mais benefícios para seus colaboradores e sua empresa, conheça a consultoria de benefícios da EcarPay. Nós temos todas as soluções para você e sua equipe, consultoria empresarial, gestão de benefícios, plano de saúde coletivo e seguros de vida, etc…. Entre em contato com nossos especialistas e tenha o melhor para seus colaboradores!


Que tal continuar a leitura sobre esse assunto? leia o nosso artigo sobre “Como reter os melhores talentos em um mercado instável”


5 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page