O engajamento dos funcionários é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. É fundamental para o aumento da produtividade, a satisfação com o trabalho (e a empresa), além de gerar melhores relacionamentos.
Neste artigo você vai ver os pontos de atenção que o ambiente desmotivado gera, também, entender como o RH pode trabalhar a favor da motivação dos funcionários e aprender algumas dicas fundamentais para a sua manutenção.
Identifique o desinteresse no trabalho
A negatividade no trabalho pode ser um problema sério quando os líderes e o RH não estão prestando atenção, pois uma pessoa negativa pode afetar todos ao seu redor.
Entender quais colaboradores não estão motivados para desempenhar suas funções nem sempre é uma tarefa simples. Requer observação e compreensão da personalidade de cada indivíduo e do contexto que este está inserido. No entanto, alguns comportamentos podem deixar isso mais claro:
Quedas de produtividade
Comparecimento
Absentismo
Continue reclamando
Conflito de relacionamento
É comum que as emoções negativas apareçam em mais de um dos comportamentos acima. Mas além de identificar quais funcionários são assim, vale a pena investigar o que exatamente causou a aparente frustração.
A boa notícia é que para cada um dos problemas acima, existe uma solução compatível! E é muito importante conhecer cada um deles para corrigi-los ou evitar que se estabeleçam na equipe.
Conheça os membros da sua equipe
O ponto de partida para melhorar a motivação no trabalho é identificar as características de personalidade da equipe profissional que trabalha na empresa. Isso é fundamental porque pessoas diferentes têm diferentes tipos de motivação.
Esse recurso é um pré-requisito para todos os outros recursos. Sem conhecer essas pessoas a fundo, você corre o risco de aplicar técnicas ineficazes.
Pessoas sensíveis e introspectivas se sentem pressionadas a estabelecer metas constantes. Por outro lado, as pessoas que são motivadas quando confrontadas com desafios são muitas vezes motivadas por objetivos.
Mães ou pais e adultos mais velhos podem estar mais interessados em um plano de saúde mais robusto, enquanto os adultos mais jovens podem querer bons treinamentos para crescer na sua área de atuação.
Melhore o ambiente de trabalho
Pessoas estressadas, ansiosas e depressivas estão quimicamente menos estimuladas para trabalhar. Como o ambiente de trabalho é um local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia, é muito importante que os funcionários se sintam acolhidos, respeitados e valorizados.
Estimule uma cultura de feedbacks
Para pessoas recém-contratadas talvez isso não faça tanta diferença, porque elas ainda estão absorvendo todas as novidades da empresa; mas à medida que a empolgação inicial passa, elas precisarão de novos estímulos para se manterem motivadas. Faça questionários anônimos para ver se os feedbacks estão realmente sendo positivos ou se também é importante treinar as lideranças com ferramentas como inteligência emocional ou comunicação não-violenta para que essa política seja realmente vantajosa.
Crie metas
Nem todas as pessoas se dão bem com metas para isso a importância de conhecê-los individualmente, mas é verdade que as metas são um grande estímulo para grande parte das pessoas. Mas, para que as metas funcionem, é importante que elas sejam razoáveis. que essa política seja realmente vantajosa.
Uma boa maneira de traçar metas que sejam positivas é aplicar a metodologia SMART. De maneira bem resumida, isso significa que elas precisam ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Ofereça ótimos benefícios
Investir no bem-estar do colaborador é cada vez mais uma obrigação das empresas que querem ver o negócio prosperando. Esse cuidado influencia uma série de outros aspectos, como a atração e retenção de talentos, a imagem que os funcionários têm da empresa e, claro, estimula o engajamento no trabalho.
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