top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Diversidade e inclusão: como a cultura data driven no RH pode ajudar

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos e inovações sem precedentes. De carros que dirigem sozinhos a inteligência artificial (IA), nossas vidas estão sendo transformadas por essas novas tecnologias. Da mesma forma, o RH começou a se transformar em uma cultura voltada para os dados, alavancando a aprendizagem de máquinas, IA e outras formas de análise preditiva que podem ajudar as organizações a entender melhor as necessidades de seus funcionários, gerenciar o risco de rotatividade de forma proativa e reter os melhores talentos.


Programas de D&I orientados por dados


Para entender as melhores maneiras de trabalhar com seus dados, é importante saber que tipo de dados você tem. Nesta seção, analisaremos que tipos de dados podem estar disponíveis em sua empresa e como eles podem ajudar a informar sua diversidade e seus esforços de inclusão. O mais importante, porém: como eles se encaixam em uma cultura voltada para os dados em RH?


A medição é fundamental quando se trata de construir um programa eficaz de D&I e a medição de resultados é essencial para obter a adesão em todos os níveis. Se você não está medindo as coisas certas ou não está coletando informações suficientes sobre as necessidades de seus funcionários, então tudo está perdido antes mesmo de começar! Como tal, as empresas devem primeiro decidir quais métricas são mais importantes para avaliar seu progresso no sentido de alcançar seus objetivos antes de implementá-las em sua estratégia geral.


A cultura orientada por dados é o futuro do RH. Ser capaz de usar dados para criar uma cultura permitirá compreender melhor as pessoas em sua empresa, o que é crucial para qualquer programa de D&I.


Para construir uma cultura data-driven, você deve coletar os seguintes dados:


  • Feedback - Feedback é importante porque ajuda a entender o que os funcionários estão dizendo sobre suas experiências diárias no local de trabalho. Estas informações podem ser usadas para identificar problemas com sua empresa e descobrir como esses problemas podem ser resolvidos.

  • Satisfação dos funcionários - A satisfação dos funcionários é essencial para entender se as pessoas estão ou não satisfeitas com seu trabalho, ambiente, etc., e se há ou não oportunidades de melhoria dentro das políticas ou procedimentos de sua organização que possam ter sido negligenciadas antes de coletar estas informações de todos os envolvidos (funcionários).


Aproveitando o poder da análise preditiva de RH


A análise preditiva é uma ferramenta poderosa que pode ajudar os líderes de RH a tomar melhores decisões e acender a inovação. Nesta seção, discutiremos o que é, como funciona, seus benefícios e alguns exemplos de análise preditiva em RH.


O que é a análise preditiva para RH?


A análise preditiva refere-se ao processo de análise de dados históricos a fim de prever resultados futuros com precisão estatística. É semelhante às estatísticas tradicionais, mas difere porque pode ser aplicada em escala em milhões ou bilhões de registros. Por exemplo, se uma organização quiser prever quais funcionários deixarão a empresa dentro de seis meses com base em suas revisões de desempenho nos últimos dois anos - e então direcionar esses funcionários para esforços de retenção - eles poderiam usar a tecnologia analítica preditiva de um fornecedor como o Workday ou Oracle .


Como funciona a análise preditiva?


O primeiro passo para usar a análise preditiva para RH é coletar informações sobre sua força de trabalho através da construção de um perfil preciso de cada funcionário (incluindo detalhes pessoais tais como idade, sexo e raça). Em seguida, você precisa limpar seus dados para que qualquer tendência seja removida da análise antes de aplicar algoritmos avançados que irão gerar previsões baseadas em informações previamente coletadas sobre o tempo de permanência de cada funcionário em seu empregador atual (entre outras coisas). Uma vez que estes resultados sejam gerados, eles poderão então ser utilizados por executivos em processos de tomada de decisão estratégica relacionados especificamente aos esforços de recrutamento direcionados a candidatos de alto desempenho que permanecerão por mais tempo do que a média de tempo após a sua contratação".


O jogo final de uma cultura orientada por dados em RH


Uma cultura orientada por dados em RH é uma forma de direcionar melhor os esforços para políticas de inclusão, bem como outras estratégias-chave para o futuro das empresas. É uma forma de aproveitar o poder da análise preditiva para RH.


O que isto significa? Bem, significa que agora você tem acesso a mais informações do que nunca sobre seus funcionários, incluindo coisas como sua idade e sexo. Você pode usar esses dados para ajudar a determinar onde você deve concentrar seus esforços na diversidade e nas iniciativas de inclusão - por exemplo, analisando quais áreas precisam de mais trabalho ou talvez onde haja oportunidades que ainda não foram totalmente exploradas (como programas de benefícios).


A cultura orientada por dados em RH é uma estratégia-chave para que as organizações atraiam e retenham talentos.


  • As organizações precisam compreender a diversidade de sua força de trabalho existente para que possam identificar lacunas específicas ou áreas de melhoria que estão impactando sua capacidade de recrutar e reter os melhores talentos.

  • Os dados podem ajudar a informar que tipo de treinamento é necessário em diferentes níveis dentro de uma organização, bem como como os funcionários de diferentes origens experimentam o trabalho conjunto em equipes ou projetos (ou mesmo dentro de departamentos).


No final, tudo se resume a isto: não podemos nos dar ao luxo de não usar dados e análises preditivas quando falamos de diversidade e inclusão. A indústria está mudando, assim como as exigências dos profissionais de RH. O futuro pertence àqueles que podem fazer destas ferramentas parte de sua vida cotidiana.


E por falar em tecnologia, com a Ecarpay sua empresa elimina de vez as planilhas, automatiza a sua admissão, gestão de férias e organiza os dados dos colaboradores em um único lugar. Gostou? Para saber mais é só falar conosco.

2 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page