top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Manutenção preditiva e preventiva: qual escolher?

A manutenção preditiva e preventiva é a melhor maneira de reduzir o custo das visitas à oficina mecânica.


Mas você sabe a diferença entre elas? Apesar de ser a rotina de diversas empresas com frotas particulares, é normal que surjam dúvidas, principalmente qual é a melhor.


O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma atividade técnica baseada na análise de dados obtidos por meio de equipamentos complexos, bem como no monitoramento de campo.


Pode ser medido em relação a métricas pré-estabelecidas:


  • Termografia;

  • Telemetria;

  • Ultrassom;

  • Análise de vibração;

  • Inspeção visual.


Logicamente, para usar este método de forma eficaz, treinamento dedicado deve ser investido e apoiado pela tecnologia.


O que é manutenção preventiva?


A manutenção preventiva usa cronogramas para analisar o status de peças e equipamentos.


A partir dessas análises, será possível avaliar a real necessidade de reparo, substituição ou outras medidas necessárias.


As medidas preventivas incluem:


  • Lubrificação das peças;

  • Revisões periódicas dos equipamentos;

  • Inspeção.


Para programar os períodos de avaliação, o ideal é levar em conta as recomendações dos fornecedores; vida útil; garantia; histórico da peça ou equipamento.


Manutenção preditiva ou preventiva: qual a melhor?

Seria presunçoso dizer qual é o melhor para o seu negócio, afinal você precisa entender

sua realidade e perfil.


Independentemente disso, embora a manutenção preventiva seja eficaz, ela pode acabar sendo defeituosa e arriscada a longo prazo.


Como podemos ver, ele funciona com o cronograma em mente!


Assim, se um equipamento ou peça começar a falhar, os técnicos só poderão identificá-los quando chegar o período de avaliação, se não for tarde.


Por outro lado, a manutenção preditiva não considera apenas os cronogramas, mas principalmente as condições dos equipamentos.


Por exemplo, imagine uma empilhadeira. Se forem detectados níveis de vibração fora do padrão, mesmo que a peça esteja em revisão, o técnico verificará o problema e tomará as providências antes que ele se agrave.


A principal diferença entre essas abordagens é que a manutenção preditiva tem a "capacidade" de prever problemas e agir com precisão quando necessário.


Controle de Manutenção da Frota


A manutenção preventiva dos veículos da frota comercial é feita por meio de um software de controle de frota. São eles que sinalizam quando uma boa avaliação está sendo feita.


Agora, conta pra gente, ficou mais fácil escolher entre manutenção preditiva e preventiva, qual é a melhor para sua empresa, certo? No entanto, nosso conselho permanece, sempre preditiva


Ao escolhê-lo, você não apenas reduzirá seus custos, mas também encontrará uma alternativa que deixará seus funcionários mais seguros e, claro, seus clientes mais felizes.



1 visualização0 comentário

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
bottom of page