top of page
Buscar
  • Grupo Ecar

Mulheres no setor logístico: os desafios de gestoras de frotas

As mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, seja na área de gestão, seja na área técnica. No entanto, ainda enfrentam desafios para chegar ao topo da carreira.


As gestoras de frota, por exemplo, encontram dificuldades para serem reconhecidas e terem sua voz ouvida. É preciso que as empresas respeitem essas mulheres e valorizem seu trabalho na gestão de frotas.


Muitos desafios são enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, como a falta de reconhecimento e de oportunidades de promoção. As gestoras de frota enfrentam ainda o preconceito de alguns homens, que ainda acreditam que elas não estão preparadas para ocupar essas posições.


Como é o mercado de trabalho para as gestoras de frota?


As mulheres enfrentam desafios em quase todos os setores. A pandemia tornou isso ainda mais difícil.


A desaceleração econômica causada pelo Covid-19 atingiu desproporcionalmente as mulheres, cuja taxa de participação no mercado de trabalho atingiu o menor nível em 30 anos.


Segundo levantamento do Instituto de Economia Aplicada (Ipea), a proporção de mulheres no mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020 foi de 45,8%, o menor nível desde 1990 (44,2%).


Mesmo assim, nos últimos anos, o número de mulheres empregadas como gerentes de frota aumentou gradualmente. No entanto, a maioria dos trabalhadores do setor de logística ainda é do sexo masculino.


De acordo com o relatório Fleet Management Trends 2022 elaborado pela empresa de tecnologia Trimble, 78,82% dos profissionais de gestão de frotas são do sexo masculino e 20,69% do sexo feminino.


Como aumentar o número de mulheres no setor logístico


É preciso que as empresas invistam e valorizem seu trabalho. As gestoras de frota podem e devem contribuir para o setor logístico trazendo inovações para o departamento.


É importante ressaltar que as mulheres têm uma visão diferente dos homens e que essa perspectiva pode trazer benefícios para as empresas. As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e é preciso que as empresas respeitem seu potencial.



1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page