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O que é o break-even de plano de saúde na gestão de benefícios e para que serve?

A gestão de benefícios tem sido alvo de muitos estudos nos últimos anos, uma vez que as empresas buscam cada vez mais reduzir os custos com estes programas. Um indicador importante para a gestão de benefícios é o break-even point (BEP), que é o ponto de equilíbrio entre os custos e os recebíveis do plano.


Neste artigo vamos explicar mais afundo o que é o break-even e para que serve, confira:


O que é Break Even de plano de saúde?


Também conhecido como limite técnico ou ponto de equilíbrio, é um indicador importante dos reajustes das mensalidades.


Todo plano de saúde é baseado em pagamentos mensais, certo?


Mas para que esse modelo funcione, as contas médicas precisam ser 70% da mensalidade (este é o ponto de equilíbrio padrão, mas pode ser alterado por negociação de contrato em algumas operadoras).


Esse percentual, conforme definido pelo Insper Center for Business Research, é o ponto de equilíbrio.


Ou seja: o ponto de equilíbrio é o limite de sinistros, que é a relação entre as despesas médicas e o valor pago à operadora. Ou seja, quanto maior a sinistralidade, maior a probabilidade de empatar.


O BEP é calculado dividindo-se os custos do plano pelos benefícios per capita. Quando o BEP é menor que o custo de contratação de um plano de saúde, a empresa deve terceirizar seus benefícios.


Porque terceirizar essa ação pode ser estratégico?


A terceirização de benefícios é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas, pois permite reduzir os custos com o plano de saúde e, ao mesmo tempo, oferecer um plano de qualidade aos seus funcionários.


A terceirização de benefícios é feita por meio de uma empresa especializada em gestão de benefícios. Essa empresa assume a responsabilidade por todos os aspectos do plano, desde a contratação dos prestadores até a distribuição dos reembolsos.


A terceirização oferece diversos benefícios às empresas, entre os quais podemos citar:


- Redução de custos com o plano de saúde


- Maior controle sobre os gastos com saúde


- Menor burocracia


- Maior facilidade na contratação de novos funcionários


- Maior flexibilidade na adaptação do plano de saúde às necessidades da empresa


- Melhor atendimento aos funcionários


- Plano de saúde de qualidade



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